Na sexta (4), o Portland Trail Blazers e o técnico Terry Stotts concordaram mutuamente em se separar após nove temporadas, anunciou a equipe na sexta-feira à noite. Chauncey Billups, Juwan Howard, Mike D’Antoni e Jeff Van Gundy devem ser candidatos para substituí-lo, de acordo com Adrian Wojnarowski da ESPN. Os Blazers perderam sua série de primeira rodada contra o Denver Nuggets, apesar de Denver estar sem três de seus cinco principais guardas: Jamal Murray, P.J. Dozier e Will Barton. Os Blazers lideraram o jogo 6 em casa por 14 pontos antes de explodir a liderança nos últimos dois quartos. Eles perderam o jogo 5, apesar dos 55 pontos do armador Damian Lillard.
Nas últimas 5 temporadas , o Blazers foi eliminado na primeira rodada dos playoffs em 4 ocasiões, e chegou na final de conferência em 2019 mas foram varridos pelo Golden State Warriors. O Blazers precisa dá um passo adiante para aproveitar o auge de seus dois principais jogadores. Lillard está com 31 anos e CJ MCcollum tem 30. Damian Lillard já deixou clara a sua preferência por Jason Kidd, atual assistente técnico do Lakers para a vaga de Head Coach do Blazers.
Já o Orlando Magic está num processo de reconstrução. Steve Clifford levou o time limitado do Orlando Magic para dois playoffs em 3 temporadas dirigindo a franquia. Na atual temporada, o time sofreu com lesões graves de Markelle Fultz e Jonathan Isaac, no trade deadline trocou seu pivô All star Nikola Vucevic e o titular Evan Fournier, e terminou com a 3ª pior campanha da temporada regular. Ambas partes teriam entrado num acordo e decidiram romper o contrato de 4 anos assinado em 2018.
Os perfis dos técnicos buscados devem ser bem diferentes. Blazers deve buscar um técnico mais experiente que possa levar a equipe ao sucesso já na próxima temporada. Já para o Magic, a busca deve ser por um técnico mais jovem, que esteja disposto a dirigir um elenco jovem e sem grande estrelas, tendo uma visão mais de longo prazo. Orlando Magic e Portland Trail Blazers se juntam ao Boston Celtics como franquias que estão sem técnico na NBA.