Troca ainda envolve Pacers, que manda Oladipo para o Rockets
Nesta quarta (13), o Houston Rockets está enviando James Harden para o Brooklyn Nets, numa troca que envolve quatro times e várias estrelas, de acordo com relatórios de Adrian Wojnarowski, da ESPN, e Shams Charania, do The Athletic.
Os Rockets receberão quatro escolhas de primeira rodada e quatro opções de troca, todas desprotegidas. Essas escolhas virão do Brooklyn em 2022, 2024 e 2026, junto com Milwaukee em 2022, que pertencia ao Cleveland Cavaliers, e as opções de troca chegarão do Brooklyn em 2021, 2023, 2025 e 2027.
Eles também receberão Rodions Kurucs e Dante Exum. Além disso, Caris LeVert será enviado ao Indiana Pacers, que dará Victor Oladipo aos Rockets. E Jarrett Allen e Taurean Prince irão para Cleveland, ainda nas transações que envolveram o negócio.
Harden havia pressionado por uma troca e tinha o Nets como um dos seus destinos preferidos. Ele voltará a jogar com Kevin Durant, que foi seu companheiro de equipe pelas três primeiras temporadas de sua carreira no Oklahoma City Thunder e, agora que os dois se reuniram, o Brooklyn deve ter o melhor ataque da NBA – de longe. Outro destino preferido de Harden era o Philadelphia 76ers, que foi um dos especulados na briga pela troca, porém o Rockets teria pedido Ben Simmons, Matisse Thybulle, Tyrese Maxey e várias picks para fechar o negócio, mas o Sixers teria rejeitado a proposta.
A troca é excelente para o Nets, que conseguiu adquirir um dos melhores jogadores da NBA, perdendo apenas dois bons reservas e futuras picks que não devem ser altas num futuro próximo. A equipe só vai ter que acertar a defesa, pois depois de um início muito bom defensivamente, o Nets vem levando 113,2 pontos por 100 posses em seus últimos oito jogos, e é a 7ª pior defesa da liga nesse período. Harden não é defensor de elite para melhorar a defesa do Nets, e o time perdeu um dos melhores defensores do elenco (Jarret Allen). Ainda assim, um trio Harden-Durant-Irving promete ser um dos maiores ataques da história do basquete e terão uma boa margem para ser a grande potência do Leste e disputar o título da NBA.
A troca não garantiu para o Rockets a peça central para uma reformulação, mas dá a eles mais liberdade para reconstruir em seu próprio ritmo, sem necessariamente afundar; mas conseguiram um All-Star que vem jogando bem, após de perder quase toda temporada passada por causa de uma lesão.
O Pacers, que tinha um jogador insatisfeito em Oladipo, que será um agente livre no final da temporada, agora terá Caris LeVert sob contrato até a temporada 2022-23. O time, que não queria ultrapassar muito o teto salarial, agora pagará a LeVert “apenas” US$ 52,5 milhões nas próximas três temporadas – valor bem abaixo do contrato que Oladipo deve receber.