De acordo com o site The Athletic, Pierce não gostava da capacidade do armador Trae Young, de tirar vantagem das regras e cavar faltas. Durante uma chamada do Comitê de Competição do escritório da liga em 30 de dezembro. Pierce estava entre alguns membros que falaram sobre a maneira como certos jogadores são capazes de cavar faltas e, às vezes, enganar os árbitros para fazer apitar faltas .Várias fontes disseram que ele falou sobre como ele ‘odeia’ os arremessos que Young dá às vezes e as faltas que ele é capaz de cavar. O comentário de Pierce foi mais amplo de como jogadores estão cometendo faltas ao manipular seus corpos, mas foi visto como critica direta ao seu jogador que é um dos que mais cavam faltas na NBA.

Embora muitos treinadores na liga tenham expressado seu descontentamento com a demissão do técnico do Hawks, Lloyd Pierce, na segunda-feira, vários relatos da relação ruim do técnico com Trae Young e outros jogadores jovens da franquia vêm vindo à tona. Um dos relatos é que Cam Reddish, muitas vezes, se sentia criticado exageradamente por seus erros. Já outros jogadores da equipe sentiam que Pierce estava “atrapalhando seu desenvolvimento”. Duas temporadas atrás, depois que Pierce fez um comentário sobre não desenhar jogadas para John Collins e quando o pivô o abordou sobre isso, Pierce supostamente chamou Collins de “egoísta por querer um papel mais definido”.

Nate McMillan que foi assistente técnico de Lloyd Pierce nesta temporada assumiu interinamente o comando da equipe, e para ser promovido como permanente deve melhorar o desempenho da equipe dentro de quadra e “controlar o vestiário” que foi um problema para Pierce. Ele já começou bem, em seu primeiro jogo o Hawks venceu ontem o Miami Heat por 94 a 80.