Salve, amigos do BIG3!
Fizemos durante o mês de outubro uma pesquisa com os produtores de conteúdo da NBA no Brasil para que pudéssemos traçar um perfil de quem, assim como a gente, se dedica a fazer a cobertura do melhor basquete do mundo na raça e na coragem. Agradecemos aos 30 perfis que participaram e quem também ajudou a divulgar o projeto. Vamos aos resultados:
. Quem somos?
Contamos com a participação de 21 páginas dedicadas a times específicos da NBA, 3 dedicadas a jogadores e 3 blogs. Além disso contamos com 11 podcasts, demonstrando o crescimento da mídia da qual fazemos parte sendo companhia nos seus fones de ouvido.
. Quantos somos?
Mais da metade dos participantes administra sua página em modo solo. Máximo respeito por esses guerreiros, porque a gente aqui do BIG3 com 6 na equipe muitas vezes não dá conta do recado da maneira que vocês conseguem. Vale a pena mencionar a “empresa” Celtics Brasil com MUITA gente fazendo parte da equipe.
. De onde viemos?
A exemplo do BIG3 que conta com membros do Rio de Janeiro, Belém, São Paulo e Curitiba, também temos uma pluralidade muito bacana de se ver nos perfis participantes. Temos uma comunidade muito boa em São Paulo que não se resume só à capital, com Araraquara, Pirassununga, Santa Bárbara do Oeste, e outros. O país Minas Gerais também marca presença para além de BH com Uberlândia, Ipatinga e Itambacuri. Vale destacar também bastante gente no Rio Grande do Sul e em vários pontos do Nordeste na Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí.
. Onde estamos?
TÁ TODO MUNDO NO TWITTER. Para a surpresa de zero pessoas, o Twitter segue sendo o nosso ponto de encontro favorito. Todas as páginas que participaram da pesquisa possuem perfis no Twitter, que se beneficia muito das hashtags em dias de transmissão dos jogos. Para além dele temos 11 perfis nos Spotify (podcasters) e oito no Instagram, a segunda rede social favorita da galera, seguida pelo Facebook com 5 perfis.
. Por onde assistimos?
96% dos participantes assistem NBA pelos canais ESPN e Sportv. Uma boa parcela (69%) também acompanha pelo League Pass, e em seguida temos a Rede Bandeirantes que cumpre frisar, até o início dessa pesquisa não tinha dado início às suas transmissões de jogos de temporada regular. Ou seja, essa parcela tende a aumentar ao longo desta temporada. Vale mencionar também que vários perfis assistem por links “alternativos” (na falta de denominação melhor) aí por essa internet.
. Do que falamos?
Todos os perfis participantes produzem conteúdo sobre NBA. Uma fração mínima (7%) também comenta NBB, WNBA e Euroliga. Interessante destacar também que 24% dos participantes se dedicam a produzir conteúdo também sobre torneios internacionais como foi o caso mais recente do Mundial de Basquete, assim como Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos. Um movimento natural, já que uma parcela considerável dos atletas da NBA também disputam essas competições e acabam levando a audiência de quem os acompanha.
. Há quanto tempo falamos?
Aqui tivemos as respostas mais diversas possíveis: temos páginas bem recentes com até menos de um ano de atividade bem como perfis ativos há dez anos (alô, Celtics Brasil!). Temos uma média de 3-4 anos de atividade entre os participantes da pesquisa. Outro detalhe interessante é que alguns perfis surgem na contramão da fase ruim (até então) de suas respectivas franquias. Temos perfis bem novos de times como Cavaliers, Timberwolves, Heat e Magic, demonstrando a força de suas torcidas para além dos resultados em quadra.
. Como falamos?
Como estamos em massa no Twitter, 96% da nossa produção é voltada para tweets. 72% também participa com fotos e 41% com vídeos, o que demonstra a força da produção audiovisual nas redes sociais que só tende a ganhar destaque. Ainda temos contribuições dos já mencionados podcasts e posts produzidos em site próprio.
. Por que falamos?
Outro tópico bem diverso em nossa pesquisa. Dentre os motivos citados temos a necessidade de cobrir o time (quando a página é voltada para uma equipe específica), vontade de interagir mais com a comunidade que acompanha NBA, derivações de outros projetos já existentes como é o caso do podcast Basqueteiros que surgiu da página “Sobe a Bola”, perfil de humor e até mesmo o surpreendente: “tédio”
. Falamos mais do que basquete?
Três em cada quatro dos participantes não utilizam a página para postar ou divulgar conteúdo e opiniões pessoais. Obviamente não existe nenhuma regra que impeça o dono do perfil de emitir opiniões próprias e às vezes não relacionadas à basquete, mas ao que parece não é a preferência entre os produtores.
Ficam aqui os agradecimentos da equipe do BIG3 aos perfis participantes da pesquisa: Grizzlies BR; Heat Culture; Trash Talk; corneta warriors; Zion Sincero; Miami Heat Portal; Orlando Mágico; Sixers Nation BR; SiriHEAT; Heatzera; Basqueteiros; Basquete total; @WolvesNationBra; @Mavs_Brasil – Dallas Mavericks Brasil – @dallasmavsbr; HeatlesBR; @brasil_orlando; Stick 2 Sportz; Lakers No Ar; Mavs100grau; OKC THUNDER BR; @Demar_derozanbr; @splashbrothersbr; Bucks dos Pampas; @KevinLoveBrasil; No Aro Podcast; Celtics Brasil; LakersBR; Jazz Nation Br; Cleveland Cléo Pires; Warriors Brasil / @warriors_bra