O contrato do técnico Scott Brooks, que termina na temporada 2020-2021, não foi renovado pois ambas partes não chegaram a um acordo. Scott Brooks sai depois de cinco temporadas dirigindo a franquia, nessas cinco temporadas o Wizards foi aos playoffs em três oportunidades, chegando a semifinais de conferência na sua primeira temporada (2016-2017), e saindo no primeiro round nas outras duas oportunidades , na sua segunda temporada (2017-2018) e na atual temporada (2020-2021).
Scott Brooks já era bem criticado por dar pouco espaço para alguns jogadores, e pela defesa bem frágil que foi um problema para o time na temporada. Wizards fez uma campanha de 34-38 e se classificou para o playoffs através do play-in. Nos playoffs foi eliminado por 4 a 1 pelo Phladelphia 76ers
Já Van Gundy foi contratado para substituir Alvin Gentry em 2020, tendo a fama de um técnico linha dura e de times com boas defesas. Porém a temporada foi bem decepcionante ( campanha 31-41), o Pelicans não se classificou nem para o play-in. Nas entrevistas sobre sua saída, Van Gundy lamentou temporada condensada encurtada por causa da COVID-19, com um training camp encurtado antes de um cronograma reduzido, Van Gundy admitiu durante as entrevistas de saída de New Orleans que foi uma temporada dificil na esfera pessoal e mental.
Um dos motivos para o Pelicans estar demitindo Van Gundy é seu relacionamento difícil com vários jogadores do elenco, principalmente, Brandon Ingram, de acordo com Christian Clark do Times-Picayune. A abordagem mais antiga do estilo de Van Gundy e a mentalidade defensiva dura não teria agradado os jogadores, especialmente depois de ser treinado por Gentry, que é um treinador mais pessoal e tem um histórico de estabelecer relacionamentos fortes com seus jogadores.
O novo técnico será o terceiro treinador principal nos terceiro ano de carreira de Zion Williamson, e na terceira temporada de Brandon Ingram em Nova Orleans, o que mostra certa indecisão da diretoria sobre qual deve ser o perfil do novo técnico que pode elevar o Pelicans ao topo da conferência Oeste. Alguns candidatos especulados incluem a assistente técnica do Pelicans, Teresa Weatherspoon, de acordo com Marc Stein do New York Times. Outros incluem os assistentes do Nets Jacque Vaughn e Ime Udoka, o assistente do Bucks, Charles Lee, e o assistente do Lakers, Jason Kidd, de acordo com Wojnarowski.