Becky Hammon como técnica assistente do San Antonio Spurs no jogo contra o Raptors em janeiro de 2020 (Foto: AP Photo/Eric Gay)

ACONTECEU! No jogo entre San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers, na última quarta-feira 30 de dezembro, após a expulsão de Gregg Popovich, a atual técnica assistente – e estrela da WNBA – Becky Hammon seguiu no comando como head coach. Foi a primeira vez que uma mulher assumiu o posto de técnica principal em uma temporada regular da NBA.  

No final do segundo quarto, Popovich foi expulso depois de receber duas faltas técnicas por discutir com os árbitros. O técnico principal do Spurs pensou que DeMar DeRozan havia sofrido uma falta, porém a infração não foi marcada. Hammon fez história ao assumir o comando do jogo e sendo a primeira mulher a comandar um time na história da NBA.

Em sua sétima temporada como técnica assistente, e depois de 14 anos como atleta da WNBA, Hammon quase teve seu grande momento na temporada passada, quando Popovich foi ejetado na partida entre San Antonio Spurs e Portland Trail Blazers, em novembro. No entanto, um comitê que incluía Hammon ficou encarregado de seguir no controle da equipe.

Contratada em 2014 pela franquia texana, Becky Hammon teve seu primeiro marco na NBA logo de cara, assumindo como a primeira mulher assistente técnica em tempo integral. Em 2015, ela atuou no cargo de head coach da G League, trazendo o título de Las Vegas para a franquia. A estrela da WNBA seguiu na função ainda em 2016 e 2019.

O Spurs terminou derrotado pelo Lakers, com o placar final de 107-121, porém Becky Hammon brilhou, trazendo um momento inédito para a NBA. É tudo seu Becky!