Podcast: Play in new window | Download
26 de Janeiro de 2020
No dia de hoje Black Mamba nos deixou. Kobe Bryant morreu em um acidente com seu helicóptero próximo a cidade de Calabasas na Califórnia junto com sua filha Gianna Bryant e mais pessoas que ainda estão sendo identificadas.
Filho do ex-jogador e treinador de Basquete Joe Bryant e de Pamella COX Bryant, o caçula de 3 filhos, Kobe Bean Bryant nasceu em 23 de Agosto de 1978 em Philadelphia, cidade natal de seu pai, que no momento jogava pelos 76ers.
Seu nome Kobe veio da paixão do pai pelo bife de Kobe e Bean era parte do apelido Jelly bean de seu pai.
Devido ao seu pai não ter tido muito sucesso na NBA, a família acabaria se mudando para a Itália onde seu pai jogaria por 4 clubes diferentes entre 1984 e 1991.
Nessa época ele conheceu o jogador brasileiro Oscar Schmidt que foi seu ídolo de infância, e que era adversário de seu pai em quadra.
Após seu pai se aposentar em 1992, a família retornou para a região da Philadelphia.
1995
Ele se destacou muito ainda no ensino médio em Pennsylvania.
Em 1995 durante o Camp Adidas ABCD, conquistou o prêmio de MVP jogando junto de seu futuro parceiro de NBA Lamar ODOM.
Ainda no ensino médio, foi chamado pelo treinador do 76ers, John Lucas, para treinar com o time.
Em seu último ano do ensino médio, levou o time escolar ao primeiro campeonato estadual em 53 anos. Durante a temporada, teve médias de 30,8 pontos, 12 rebotes, 6,5 assistências, 4 roubos e 3,8 bloqueios levando a um recorde de 31 vitórias e 3 derrotas, terminando sua carreira escolar com 2.883 pontos, ultrapassando Wilt Chamberlain e Lionel Simmons.
1996
foi reconhecido com o melhor jogador do país. Ele se inscreveu para o draft de 1996, sendo selecionado pelo Charlotte Hornets na 13º posição, porém expressou ao time seu desejo de jogar pelo Lakers, sendo feita uma troca dele por Vlade Divac.
1997
Já no seu primeiro ano era considerado o favorito do público para ganhar o torneio de enterradas, que conquistou, se tornando o jogador mais novo a ganhar o concurso.
1999
Aos 21 Conheceu Vanessa Laine, então com 17 anos, o casal oficializou o namoro em maio de 2000.
2000 a 2002
Entre as temporadas de 2000 a 2002 levou o Lakers a 3 títulos consecutivos junto com Shaquille O’Neal, a despeito da rixa que havia entre eles.
2001
Ainda em 2001 Casou-se com Vanessa
2003
No verão de 2003 dos EUA, Bryant foi preso como parte da investigação por acusação de estupro de uma funcionária de hotel de 19 anos onde Kobe tinha feito check in devido a uma cirurgia no joelho que seria feita próximo de lá. A acusação era que Bryant havia estuprado a funcionária na noite anterior a cirurgia. Ele confirmou que fez sexo com a funcionária mas negou o estupro.
Em Setembro de 2004 o caso foi arquivado após a vítima se negar a testemunhar no julgamento.
A vítima e Bryant assinaram a um acordo cívil privado que pós fim ao caso.
2004
Nesse interim, na temporada de 2003-2004 Apesar do Lakers chegar as finais acabou sendo superados pelo Detroit Pistons, e essa passagem marcou o ápice da rixa entre Kobe e Shaq e marcou o fim dessa era no Lakers, com Shaq pedindo para ser trocado e indo para o Miami Heat.
2007
Criou a Fundação da Família Kobe e Vanessa Bryant. A ONG tinha como missão melhorar a vida de jovens e famílias carentes, tanto nos Estados Unidos como em outros países do mundo, e a incentivar os jovens a permanecerem ativos por meio do esporte.
Por meio dessa iniciativa, Kobe e Vanessa patrocinaram experiências de enriquecimento internacional para estudantes universitários sem condições financeiras e forneceram bolsas de estudos nacionais e internacionais para a Academia de Basquete Kobe Bryant. Após o furacão Katrina, a ONG trouxe oito meninos de Nova Orleans, devastada pela tempestade, para integrar a academia.
2008-2010
Comandou a seleção americana no então chamado Redeem Team para a conquista do ouro olímpico ao lado de Lebron James, Chris Paul, Carmello Anthony, Dwyane Wade entre outros.
Nesse mesmo ano, o Lakers perdeu o campeonato para o Boston Celtics de Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett.
Entre 2009 e 2010 vieram mais 2 títulos, sendo em 2009 contra o Orlando Magic e em 2010 a revanche contra o Celtics
2012
Comandou mais uma vez a seleção dos EUA em sua segunda medalha de ouro junto com Lebron James, Chris Paul, Carmello Anthony, Kevin Durante e outros grandes astros.
2013
Em 2013, o ex-atleta fundou a Kobe Inc —marca de produtos que levam seu nome. No mesmo ano, adquiriu 10% da bebida isotônica BodyArmor por US$ 4 milhões (cerca de R$ 16,7 milhões).
2015
Devido a uma série de lesões que o acompanhavam desde 2013, anunciou sua aposentadoria em 29 de Novembro de 2015, tendo jogado seu último jogo em 13/abr de 2016 contra o Utah Jazz. O Lakers não se classificou aos playoffs nessa temporada.
2016
Em 2016, lançou um box de cartas junto com a Panini, a ‘HeroVillan’, com cards que mostravam toda a carreira de Kobe desde o início até o fatídico fim.
2018
Em 2018 ele produziu e lançou com a ESPN + um programa de televisão chamado Detail. A ideia por trás da produção era explicar para leigos as regras do basquete e as estratégias por trás de grandes atletas do esporte.
No mesmo ano, conquistou um Oscar pelo curta-metragem animado “Dear Basketball”. O ídolo do Los Angeles Lakers escreveu e foi o produtor executivo da obra, escolhida como a melhor do ano.
“Dear Basketball” é um curta baseado em um poema escrito pelo próprio Kobe Bryant para o site “The Players’ Tribune”, no qual Kobe anunciou sua aposentadoria do basquete no dia 29 de novembro de 2015.
2019
No ano passado, Kobe abriu, ainda, a Mamba Sports Academy —ele era conhecido como Black Mamba. O espaço oferece treinamento para jovens que querem se profissionalizar no esporte —não apenas no basquete, mas em qualquer modalidade.
Ainda no ano passado, lançou o livro ‘ Wizenard Series: Training Camp ‘ focado no público infanto-juvenil que conta a história de um treinador de time de basquete como ele disse em entrevista: “Praticar esportes é algo mágico. É o que quero mostrar às crianças com o livro e ensiná-las, inclusive, a processar suas emoções —independentemente de serem boas, más ou indiferentes. No livro, ensinamos-lhes compaixão, empatia e ética no trabalho. É assim que acredito que devemos contar histórias”.
Além de 5 títulos da NBA, duas medalhas de ouro olímpicas e um título Fiba em 2007, Kobe teve em suas 20 temporadas:
Kobe deixa a mulher Vanessa Bryant e outras três filhas, Natalia, Bianca e a mais nova, Capri, de apenas sete meses.