New Orleans Pelicans 98 x 111 Miami Heat

No primeiro jogo do dia, Miami Heat e New Orleans Pelicans se enfrentaram em Miami. Depois de um 1º quarto equilibrado, o Heat fez um 2º quarto espetacular, com um aproveitamento alto nas bolas de três e uma defesa sufocante. O Heat chegou a abrir 23 pontos de vantagem; mas o Pelicans conseguiu se recuperar um pouco, fechando o quarto com o placar de 66 a 53. No 3° quarto, o Pelicans melhorou com as excelentes atuações de Brandon Ingram (28 pontos) e de Zion Williamson (32 pontos), e diminuiu a diferença para nove pontos.

No último quarto, o Pelicans reduziu a distância do adversário para apenas seis pontos, mas o Heat voltou a acelerar o jogo e abriu mais de 10 pontos de vantagem de novo. Pelo Heat, podemos destacar Goran Dragic: o armador esloveno fez 18 pontos e nove assistências, e foi importante ao suprir a ausência de Jimmy Butler, que não atuou na 2ª metade da partida por causa de uma lesão. Outro destaque foi Duncan Robinson, que igualou o recorde de sete bolas de três feitas num jogo de Natal – curiosamente, a marca era de Brandon Ingram.

Golden State Warriors 99 x 138 Milwaukee Bucks

No 2º jogo do dia, o Milwaukee Bucks teve uma vitória tranquila sobre o Warriors. Desde o início do jogo, a franquia de Wisconsin foi superior, e terminou o jogo com o alto aproveitamento de 54,9 % de arremessos em quadra. O grande destaque da equipe foi Khris Middleton, que fez 31 pontos, 10/15 de FG e 6/8 nas bolas de três.

Já o Warriors começa mal a temporada, batendo dois recordes negativos. A franquia da California sofreu a 2ª pior derrota da história num jogo de Natal – a pior derrota foi do New York Knicks para o Syracuse Nationals, de 162 a 100 no Natal de 1960. O Warriors também teve o 2º pior desempenho nos dois primeiros jogos de uma temporada, considerando a diferença de pontos. Foram – 65 pontos somando o placar dos dois primeiros jogos para o Warriors, o que só não foi pior do que os -71 pontos das dois primeiros do Los Angeles Clippers de 1981/1982.

Uma boa notícia para o Warriors foi a excelente atuação do rookie James Wiseman, apesar da derrota. O pivô fez 18 pontos, oito rebotes e deu três tocos em 25 minutos, além de 5 de 11 nos arremessos de quadra e ótimos 3 de 4 nas bolas de três, mostrando que pode ser um pivô moderno que espaça a quadra.

Brooklyn Nets 123 x 95 Boston Celtics

Na retorno de Kyrie Irving ao TD Garden, o armador marcou 37 pontos com oito assistências (13/ 21 nos arremessos totais e 7 /10  nas bolas de três), e Kevin Durant acrescentou 29 pelo Brooklyn, levando o Nets à vitória por 123-95 sobre o Celtics.

A primeira metade da partida foi equilibrada: o Celtics liderava por três pontos (54 a 51), mas no 3º quarto, com excelente atuação de Durant, que fez 16 pontos apenas nesse quarto, o Nets conseguiu terminar o período liderando por nove pontos (86 a 77). No último quarto a diferença de pontos só aumentou – até nos minutos em que Irving e Durant saíram de quadra. O Nets fechou o jogo por 123 a 95. Um a vitória convincente do Nets sobre um concorrente direto pelo título de conferência Leste.

Dallas Mavericks 115 x 138 Los Angeles Lakers

Os atuais campeões da NBA venceram com tranquilidade o Dallas Mavericks por 138-115 na noite de sexta-feira, com boa atuação da dupla Lebron James e Anthony Davis, e da dupla de dos novos contratados Dennis Schroder e Montrezl Harrell.

Anthony Davis marcou 28 pontos, e os 22 pontos de LeBron James o tornou o segundo maior pontuador da história nas rodadas de Natal da NBA. Montrezl Harrel fez 22 pontos no jogo, 17 nos dois últimos quartos, e Dennis Schroder fez 18 pontos e seis assistências em uma excelente noite para as duas novas adições do Lakers.

O Dallas, que foi o melhor ataque da NBA na última temporada, e o melhor da história considerando os pontos a cada 100 posses de bola, conseguiu ir bem ofensivamente contra o Lakers, mas defensivamente foi ruim, permitindo um aproveitamento de 56% nos arremessos de quadra para o Lakers, e foi superado na disputa por rebotes: foram 53 rebotes totais para o Lakers, sendo 17 ofensivos, enquanto o Dallas pegou apenas 27 rebotes no total, sendo apenas três ofensivos.

Rodada de Natal teve confronto entre Doncic e James. Foto: Mediotiempo.

Los Angeles Clippers 121 x 108 Denver Nuggets

O último jogo da noite foi outro que não conseguiu ser equilibrado até o fim. O Clippers venceu por 121 a 108, com uma boa atuação nos dois lados da quadra. O Clippers liderou o placar desde a metade do 1º quarto. Num excelente 2º quarto, abriu 17 pontos de vantagem.  O Denver ameaçou uma recuperação no início do último quarto, mas mesmo com a ausência de Kawhi Leonard, que saiu após levar um cotovelada acidental do companheiro de equipe Serge Ibaka, a diferença do placar nunca ficou abaixo dos 10 pontos.

O destaque do Clippers foram as estrelas Leonard, que marcou 21 pontos, e Paul George, que marcou 23 pontos.  Pelo lado do Denver, os destaques foram Jokic, que quase fez um triplo duplo (24 pontos , 9 rebotes e 10 assistências), e Jamal Murray, que fez 23 pontos. Nos 2 primeiros jogos da temporada, o Clippers venceu bem os dois finalistas da conferencia Oeste, e tem um início promissor com o novo técnico Ty Lue. Já o Nuggets começa a nova temporada com duas derrotas, e mostra problemas defensivos que precisam ser corrigidos caso a franquia queira chegar ainda mais longe do que na ultima temporada, na qual estiveram na final da conferência Oeste.