Após a eliminação do playoff na primeira rodada contra o Brooklyn Nets na noite de terça-feira (1). O técnico Brad Stevens está renunciando ao seu cargo de técnico para se tornar o novo chefe de operações de basquete da franquia, substituindo o presidente de longa data Danny Ainge, que também deve deixar o cargo, por Shams Charania do Athletic. Stevens vai liderar a busca pelo novo técnico do Boston Celtics.
Ainge está na liderança da organização do Celtics desde 2003, foi campeão da NBA em 2008 com uma gestão de sucesso ao conseguir Kevin Garnett e Ray Allen para formar um BIG3 com Paul Pierce. Ele estaria “meditando sobre seu futuro” com a franquia já por alguns meses, segundo Tim Bontemps da ESPN, e agora tomou a decisão de se aposentar.
Já Brad Stevens é técnico do Celtics desde 2013. Nas 8 temporadas à frente do Celtics, Stevens se classificou aos playoffs sete vezes, e em três ocasiões chegou a final de conferência. Stevens estaria exausto do trabalho de técnico desde a bolha de Orlando, e foi receptivo a ideia de fazer a transição para o front office, segundo Adrian Wojnarowski. Stevens ajudará a liderar a busca por seu sucessor como treinador principal.
Jason Kidd, assistente técnico do Lakers e Lloyd Pierce, ex- técnico do Hawks, já foram dois nomes especulados como candidatos para a vaga de treinador principal do Celtics.