Você já sabe que James Harden foi trocado pelo Houston Rockets. Mas se ainda não sabe, confira aqui a matéria na qual o Renan Sampaio fala da troca que envolveu quatro franquias da NBA.

A bomba que todo fã da NBA esperava explodir finalmente detonou na quarta-feira (13), quando o Brooklyn Nets adquiriu James Harden, do Houston Rockets, em um acordo envolvendo sete jogadores e quatro times, e que muda dramaticamente o cenário da liga. Harden volta a se juntar ao seu ex-companheiro de Oklahoma, Kevin Durant, e também com Kyrie Irving. Os Rockets adquiriram Victor Oladipo, do Indiana Pacers, e um monte de futuras escolhas do Nets de primeira rodada.

A alegria de ter finalizado a novela que envolveu sua troca. Foto: Bill Baptist/NBAE via Getty Images

Essa troca gera um efeito cascata, não só por conta da quantidade de jogadores envolvidos, mas também pela magnitude. Com base nisso, eu resolvi fazer um “Se deu bem & Se deu mal” sobre essa negociação.

Em resumo, a troca ficou assim:

  • Rockets recebe: Victor Oladipo, Rodions Kurucs, Dante Exum, quatro escolhas de primeira rodada desprotegidas (Brooklyn 2022, 2024, 2026 e pick do Milwaukee de 2022) e quatro trocas de escolhas desprotegidas na primeira rodada (2021, 2023, 2025 e 2027).
  • Nets recebe: James Harden
  • Pacers recebe: Caris LeVert e uma escolha do segunda rodada de 2023 (do Houston)
  • Cleveland Cavaliers recebe: Jarrett Allen, Taurean Prince

Veja agora oSe deu bem & Se deu mal de nossa coluna:

James Harden

Certamente Se deu bem! Por mais que você tenha algum comentário sobre o método que Harden utilizou para sair de Houston, ele conseguiu o que queria! Saiu dos Rockets e está a caminho dos Nets, para se juntar a Kyrie Irving (se ele decidir voltar a jogar nessa temporada) e Kevin Durant, tornando o time do Brooklyn ainda mais favorito que no início da temporada. O Nets era a primeira opção de Harden, então é pouco provável que ele se arrependa da escolha que fez e da maneira como resolveu lidar com sua ex-franquia. Fica aqui o mistério de como será a adaptação do estilo ofensivo de Harden ao estilo de Irving, Durant e os Nets. Fato é, que quando isso acontecer, certamente o Nets será um daqueles times imperdíveis de se assistir em quadra.

Brooklyn Nets

Com três dos 20 melhores jogadores da atualidade da liga em seu elenco, só reforça o selo de contender (candidato ao titulo), e isso é um fato! Se o time do Nets conseguir se manter saudável ao longo da temporada, ele pode se tornar o melhor ataque da história da NBA. Pode até parecer exagerado, mas o o Dallas Mavericks conseguiu isso na temporada passada, com um elenco sem os astros como os que o Nets tem agora. De acordo com a SportsLine, as chances do Brooklyn de ser campeão nessa temporada quase dobraram (subiram de 8.6%, para 15.4%) com a aquisição de Harden. Isso é um Se deu bem com louvor.

Philadelphia 76ers

O 76ers, que acordou sonhando com Harden e foi dormir de mão abanando, certamente Se deu mal. Não só pelo fato de terem perdido a oportunidade de adicionar James Harden a um time que começou a temporada com um 7 a 1 antes de uma possível parada da NBA por causa da COVID-19, mas agora eles terão de enfrentar o Nets de Irving, Duran e Harden nos playoffs. Sem contar que Bem Simmons saber que foi colocado na mesa de negociações é algo que pode atrapalhar a química do time da Filadélfia, que já passou por problemas semelhantes com o elenco em seu passado. Talvez Doc Rivers Se deu mal de quebra com essa negociação malsucedida.

Steve Nash

O sorriso de quem terá Harden na equipe – ou não. Foto: The US Sun

Se por um lado, Steve Nash pode se juntar ao time de técnicos que ganham um título em seu primeiro ano como treinador, por outro lado, ele terá de ser bastante cuidadoso em lidar com os egos de seu trio de astros. Será interessante ver como o clima vai ficar quando o time enfrentar a sua primeira sequência de derrotas. Podemos dizer que Nash Se deu bem e Se deu mal.

Houston Rockets

Se tem alguém que sem dúvida Se deu bem, esse alguém é o Houston Rockets! A franquia acabou de afastar todas as distrações que o time tinha, mas também adquiriu Victor Oladipo, que não é um All-Star desde 2019, mas deve ajudá-los a curto prazo. Ao final da temporada, ele deve se tornar agente livre, mas você precisa ter em mente que, se eles não tivessem a intenção de contratá-lo, teriam ficado com LeVert. Oladipo, John Wall, Christian Wood e DeMarcus Cousins ​​devem ser o bastante para se manterem competitivos essa temporada, reavaliando posteriormente que caminho tomar no final. do período

Você pode achar que o pacote de Phila era melhor para os Rockets, mas não há como negar que eles estão numa situação bem mais confortável que há dias atrás – isso mostra que o Houston Se deu bem.

Fãs do Houston

Desde que Harden chegou, antes da temporada 2012/13, o Houston voltou a ser uma franquia bem-sucedida na NBA. O time ainda deve continuar competitivo, mas o torcedor dos Rockets tem que se acostumar com o fim da era das temporadas com mais de 55 vitórias. Dependendo de qual caminho o front office da franquia decidir seguir, poderemos ver os Rockets entrando em um rebuiding (reconstrução). A Red Nation foi leal ao time enquanto atraíam a ira de muitos ao redor do mundo. Ter tido esse tipo de atenção e não ir a lugar nenhum é sem sombra de duvidas um Se deu mal.

Cleveland Cavaliers

O Cavs fez algumas movimentações sorrateiramente boas nesta off-season, e conseguiu mais uma ao se envolver nessa negociação adquirindo Jarrett Allen e Taurean Prince. Allen está tendo uma ótima temporada, com médias mais altas na carreira em pontos (11,2), rebotes (10,4) e bloqueios (1,6). E tudo o que o Cleveland precisou abrir mão foi Dante Chinelinho Exum, que está com média de menos de quatro pontos em 19 minutos por jogo. Sabendo que Andre Drummond será agente vivre nesta off-season, eles podem seguir rejuvenescendo o elenco com Allen, Collin Sexton, Darius Garland e Isaac Okoro. O Cleveland Se deu bem para uma franquia em reconstrução.

Taurean Prince

Apesar de Prince não atingir o esperado dele, ao menos estava desempenhando um papel significativo em um time com esperanças de ser campeão. Agora terá de se juntar aos Cavaliers, que provavelmente ficará fora dos playoffs. É provável que com o passar do tempo, o Cavs queira dar o máximo de minutos possível para desenvolver os jovens jogadores, o que significa que Prince pode acabar ficando fora de boa parte da temporada. Não é por não jogar e ganhar 13 milhões por ano, mas Prince Se deu mal nessa ida para Cleveland.

Indiana Pacers

A camisa de Oladipo será a do Rockets. Foto: Indy Cornrows

O Pacers tem uma situação parecida com a do Cavs – ninguém esperava que fizesse parte das negociações, e acabaram conseguindo o jovem talento Caris LeVert e uma escolha de segunda rodada por Oladipo, que aparentemente estava infeliz em Indiana. Com o surgimento da dupla Malcolm Brogdon e Domantas Sabonis nas últimas duas temporadas, Oladipo parecia estar com seus dias contados em Indiana, sendo mais sensato para eles conseguirem um jogador da qualidade de LeVert, com contrato assinado até 2023, em vez de arriscar que Oladipo saísse de graça ao final da temporada.

Caris LeVert

Apesar de Steve Nash admitir que LeVert é um ala da NBA de calibre de titular, ele se tornou uma opção vinda do banco devido à presença de Irving e Durant na equipe titular dos Nets. O jogador não terá que se preocupar com isso em Indiana, onde entrará na equipe titular imediatamente e terá todas as oportunidades com as quais puder lidar. Especialmente com TJ Warren fora, por tempo indeterminado, após uma cirurgia no pé. Os Pacers pode não ser o candidato ao título que o Nets era, mas Se deu bem com essa troca e deve lutar por uma das quatro primeiras posições no Leste.

Milwaukee Bucks

O Bucks Se deu mal desde a pré-temporada ao fracassar na tentativa de trocar Bogdan Bogdanovic, e até o momento a maior movimentação que fez nessa temporada foi renovar com Giannis Antetokounmpo. O Milwaukee provavelmente não tem com o que se preocupar na temporada regular e pode até terminar como o primeiro colocado na Conferência Leste pela terceira temporada seguida. E certamente Bucks e Nets será um provável confronto no que todos ficarão ligados nos playoffs.

Oklahoma City Thunder

Se levarmos em conta que o OKC tem tantas escolhas futuras, pois virtualmente todas as negociações os afetam de alguma forma. Neste caso, o Thunder tem o direito de trocar sua escolha de primeira rodada de 2021 ou a escolha de primeira rodada do Heat pela do Rockets. Como o total de vitórias do Houston provavelmente deve diminuir com a saída de Harden, a possibilidade de troca com a pick do Houston ficou muito mais interessante. Apesar do início lento do Miami, é mais provável que eles terminem com um aproveitamento melhor do que o do Houston, o que significa que o Oklahoma City Thunder Se deu bem e está olhando para outra escolha potencial no draft de 2021.