O Boston Celtics trocou o armador ex All-Star Kemba Walker, e a escolha 16 do draft deste ano, e uma escolha de segunda rodada de 2025 para o Oklahoma City Thunder por Al Horford, Moses Brown e uma escolha de segunda rodada de 2023, por Adrian Wojnarowski da ESPN.
O Celtics vinha recentemente tentando trocar o armador, que lidou com lesões nas duas últimas temporadas no time. Kemba Walker ainda tem dois anos de contrato e $73,6 milhões restantes em seu contrato, então era um jogador difícil de trocar mas em sua primeira ação como o novo presidente de operações de basquete de Boston, Brad Stevens conseguiu desfazer um grande contrato em troca de um outro contrato grande do Horford, mas com o último ano com valor não garantido e Moses Brown, um pivô bem alto que fez alguns jogos bons pelo OKC.
Essa troca aumenta a flexibilidade financeira do Celtics, com o Celtics podendo ter espaço no salary cap em 2022, e Al Horford ainda pode ser uma peça positiva para a próxima temporada. Horford fez uma temporada com bons números. O pivô dominicano teve médias 14,2 pontos, 6,7 rebotes e 3,4 assistências em 28 jogos antes do Thunder decidir afasta-lo durante a temporada com a intenção de dar espaço para os jogadores jovens e, eventualmente, negociá-lo.
OKC agora tem três escolhas de draft de primeira rodada, e ainda pode tentar recuperar Kemba Walker e trocá-lo por mais ativos, como foi feito com Chris Paul. O Thunder claramente não tem uma necessidade de longo prazo para Walker, com Shai Gilgeous-Alexander sendo seu armador para o futuro da franquia, mas Kemba Walker pode ser um mentor para jovem elenco do OKC e voltar a jogar bem e poder ir para uma franquia com maiores ambições.