Não sei se já ouviram falar da palavra respeito, porém aqui vai uma breve explicação da palavra: respeito é o ato de não fazer com o outro aquilo que jamais gostaríamos que fizesse conosco, é ter empatia, se colocar no lugar do outro, é dar espaço para outro indivíduo fazer o que ele tem vontade independentemente de padrões que a sociedade coloca, não havendo discriminações, punições e humilhações ao próximo.
Respeito é algo que apreendemos com a vida em sociedade: sabemos que nossa sociedade é dividida por grupos e tribos, entretanto essa é nossa maior fonte para as descobertas do mundo. Descobrir como é bom ser diferente, como é bom não saber de tudo, que podemos sim, não entender tudo a respeito de algo, e outra pessoa completamente diferente de nós nos complementa com seus conhecimentos.
Sei que nesse exato momento vocês leitores estão falando “essa menina está falando de esportes nesse texto ou querendo lacrar?” Então sendo assim já vos respondo, queridos leitores…
O esporte é nada mais nada menos que junções de tribos, de classes e de amor. Vocês já perceberam como ele nos une? Vou dar um exemplo citando a repercussão da morte do Kobe Bryant em 26 de janeiro de 2020 – os fãs de basquete do mundo inteiro se apoiaram, choraram, foram solidários aos fãs do astro e nesse momento não existiu diferença fosse você homem, mulher, trans, da comunidade LGBTQ+, branco, preto, amarelo, vermelho, magro, gordo etc.
Todos, absolutamente todos, sofreram igual, prestaram suas homenagens, se abraçaram, se tornando por alguns dias um único grupo, sem distinção de cor, orientação sexual, de sexo, religião, etc. Sem brigas, pois houve respeito e empatia pela dor do outro.
Falando sobre isso por qual motivo não trazemos esse respeito e empatia para todos os momentos dentro da comunidade esportiva; seja em quadra ou fora dela, todos nós podemos amar um esporte e falar sobre ele, podemos jogar e nos ajudar.
Esporte não é algo que se faz sozinho, ele precisa dos seus atletas, suas torcidas, seus jornalistas, seus técnicos, apoio de literalmente todas as pessoas da sociedade para ele pode acontecer, a função do esporte é ser inclusivo e unir.
Não é difícil para nós fãs de basquete saber o que é respeito. Para haver harmonia entre uma equipe, os atletas precisam respeitar um ao outro dentro de quadra, e só assim o jogo flui. Imaginem comigo a final da NBA em 2016: se LeBron não tivesse respeito pelos seus colegas de elenco, o Cleveland provavelmente não teria vencido – ele estava marcado e dificilmente conseguiria fazer a cesta da vitória. De todas as formas, ele confiou o último arremesso a Kyrie, assim dando ao Cavaliers seu primeiro título.
E toda vez que um atleta passa a bola para outro, ele anda sobre o fio invisível do respeito, fazendo assim o jogo fluir e os arremessos da equipe vencer! O esporte é meu, seu, de quem quiser e nós podemos colocar todos dentro dessa nossa equipe para arremessar, quanto mais pessoas arremessarem, mais o esporte cresce!