Trent Nelson | The Salt Lake Tribune)

Jordan Clarkson ganhou o prêmio de Sexto Homem do Ano da NBA. A entrega do prêmio ocorreu de surpresa numa entrevista durante o pré-jogo da TNT antes da disputa de segunda-feira (24) entre Milwaukee Bucks e Miami Heat. Clarkson foi finalista ao lado do companheiro de equipe Joe Ingles e do armador do New York Knicks Derrick Rose, e a TNT usou sua conexão com o Ingles para surpreender Clarkson com o prêmio.

Na entrevista o apresentador Ernie Johnson perguntou quantos jogadores de Jazz já haviam ganhado o premio de sexto homem, e Clarkson respondeu zero. Ingles, entretanto, respondeu com um, e então surpreendeu Clarkson entregando-lhe o troféu. Clarkson é o primeiro ganhador do prêmio de sexto homem do ano que nunca terminou entre os setes primeiros nas votações anteriores.

Clarkson teve uma média de 18,4 pontos por jogo e 2,5 assistências, tendo um aproveitamento de 42,5 % de arremessos de quadra e 34,7 % em 3 pontos. Ingles teve 12,1 pontos por jogo, e 4,7 assistências, com aproveitamento de 48,9% nos arremessos de quadra e 45% nas bolas de 3. Derrick Rose teve médias de 14,7 pontos, e 4,2 assistências. 47% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 38% nas bolas de 3.

A NBA também divulgou a votação completa. A dupla do Dallas Mavericks Jalen Brunson e Tim Hardaway ficou em 3º e 4º colocados respectivamente. Montrezl Harrell que foi o sexto homem da temporada anterior ficou em 6º.

Se Derrick Rose tivesse vencido, ele teria se tornado o terceiro jogador a vencer MVP e Sexto Homem do ano, juntando-se a Bill Walton e James Harden. O Jazz que foi o melhor time da temporada regular já tem o melhor sexto homem, também deve ter o Jogador Defensivo do Ano em Rudy Gobert, e seu treinador, Quin Snyder, é um dos finalistas para treinador do Ano.