“O Retorno do Klay”

Provável quinteto titular

PG: Stephen Curry

SG: Klay Thompson

SF: Andrew Wiggins

PF: Draymond Green

C: James Wiseman

Offseason

O badalado time de Stephen Curry e companhia teve uma boa offseason. O time conta com a adição de Otto Porter Jr, Nemanja Bjelica, Avery Bradley e Chris Chiozza, além do retorno de Jordan Bell e Andre Iguodal. O time conta ainda com a chegada de dois calouros promissores em Jonathan Kuminga e Moses Moody.

Esta Offseason foi um tanto aguardada devido a notável falta de peças e profundidade do elenco após a saída de Kevin Durant e as lesões de Klay Thompson. Mesmo com peças como Wiggins, Kelly Oubre Jr. e D’Angello Russel, o time não conseguiu manter o rendimento esperado da dinastia que havia dominado a liga recentemente. Com a chegada destes novos jogadores, pelo menos no papel, o encaixe é bem interessante e supre as necessidades da equipe.

O asterisco na história fica por conta das declarações de Andrew Wiggins contra a vacinação. Lembrando que a cidade de São Francisco, lar do Warriors, exige a obrigatoriedade de vacinação para comparecimento às arenas, o que não permitiria Wiggins jogar as partidas em casa. Muito a contragosto, o ala se vacinou poucos dias após a liga determinar multas aos atletas que perdessem jogos por não se vacinarem.

Pontos fortes e pontos fracos

Todos conhecem a qualidade do quinteto titular do GSW. Curry, Klay e Draymond formam um “Big 3” de respeito, e em companhia de Andre Wiggins e do jovem Wiseman, ambos ótimos “two-wayplayers, deixam o técnico Steve Kerr em ótima posição de orquestrá-los. O grande questionamento fica para o banco de reservas e a recuperação de Klay Thompson. Klay teve uma séria lesão e com certeza voltará bem devagar, mas pode ser beneficiado por seu estilo de jogo, já que não depende tanto da bola em suas mãos e, quando a tem, chuta com elegância e efetividade.

O banco de reservas conta agora com jogadores experientes que entendem seu papel. Também vale ressaltar a evolução de Juan Toscano-Anderson e Jordan Poole, este último que vem fazendo ótima pré-temporada. Otto e Chiozza são bons chutadores que podem tirar a pressão de Wiggins nesse quesito que não é seu forte. Ao passo em que Avery Bradley é um excelente marcador que pode desafogar Curry e Klay na parte defensiva. Nemanja pode facilmente executar o conhecido papel de “carregador de piano” usando bastante o corpo para incomodar.

Expectativas

Podemos esperar playoffs, pela qualidade e liderança de Curry e Draymond, mas algo em torno do 6º e 8º lugar devido as recentes lesões.

Por mais que no papel o time tenha um encaixe fácil, se o Warriors almeja algo mais significativo nessa temporada, é preciso que Klay volte bem e que o banco ajude. Contudo, Otto Porter e Avery Bradley tem perdido bastantes jogos com lesões nos últimos anos. Caso as lesões continuem e o retorno de Klay Thompson que está agendado para o Natal seja adiado, provavelmente os “rookies” terão que correr contra o tempo e isto pode atrapalhar seu desenvolvimento pela pressão de gerar resultados.

Leia também