O New York Knicks estaria interessado em adquirir Derrick Rose, do Detroit Pistons. O armador está em seu ultimo ano de contrato, jogando por uma equipe que deve brigar por nada na temporada, o que o torna um alvo interessante de troca para outras franquias. E seria a volta de Rose para a franquia do Madison Square Garden, onde jogou por um ano.

O Los Angeles Clippers também teve um interesse inicial, mas, segundo Shams Charania, do The Athletic, o time de NY sai na frente por Rose. Os cenários de Knicks e Clippers são bem diferentes. Enquanto o Clippers é o segundo melhor ataque da NBA, os Knicks estão classificados em 25º. O Clippers é considerado um forte candidato ao título da NBA, e o Knicks está querendo melhorar a equipe e se classificar aos playoffs.

Rose no Knicks seria mais um pontuador para ajudar RJ Barrett e Julius Randle. O Knicks teria mais uma opção de armação, pois hoje a franquia de New York tem no banco Immanuel Quickley e Austin Rivers, que estão jogando bem em um papel limitado; o armador titular, Elfrid Payton, que tem uma boa habilidade para armar, mas sofre quando precisa pontuar. Rose não ajuda muito nas cestas de três pontos na NBA, mas seria o reencontro dele com o técnico do Knicks, Tom Thibodeau, que o treinou tanto em Chicago quanto em Minnesota.

Já o Clippers não têm problemas de espaçamento – pelo contrário a equipe está com um excelente aproveitamento de 42% nas bolas de três na temporada, porém a equipe é a que menos tenta arremessos na área restrita: na média apenas módicos 19,3 arremessos tentados por jogo. Um armador que infiltra tão bem como Rose ajudaria a franquia elevar esses números de arremessos na área restrita e facilitaria muito o jogo de Derrick Rose e dos bons arremessadores que o Clippers possui.

Knicks tem vantagem numa possível troca por estar abaixo do teto salarial da NBA, e por possuir picks para realizar uma troca. Já o Clippers não tem espaço no teto salarial e nem picks de 1º round, então teriam que oferecer algum jogador para concretizar essa troca.