Mike Krzyzewski, o coach K, lendário treinador do basquete universitário e o maior vencedor da história do basquete universitário masculino, se aposentará após a temporada de 2021-22, de acordo com Jeff Goodman do Stadium. A universidade de Duke deverá fazer um anúncio formal em breve com o assistente e ex-armador Jon Scheyer como o principal candidato a assumir o cargo.
Krzyzewski de 74 anos tem 1.170 vitórias e conquistou cinco campeonatos nacionais, 12 final-fours, 15 torneios de conferência e foi 12 vezes campeão da temporada regular. Coach K também foi treinador da seleção americana, depois do fracasso em Atenas 2004, o treinador assumiu a seleção e conquistou 3 ouros nas 3 olimpíadas que disputou como técnico principal, além de 2 mundias da FIBA.
De 1966 a 1969, Krzyzewski jogou como armador no time do exército sob o famoso técnico Bob Knight , e depois de servir como oficial do Exército de 1969-74, ele começou sua carreira de técnico como assistente de Knight em Indiana em 1974-75, com os Hoosiers chegando ao 31-1 e preparando o terreno para o invicto time de 1975-76, o último time na história do basquete universitário a ser campeão da NCAA de maneira invicta.
O Duke Blue Devils já tinha uma história forte até aquele ponto – chegando a quatro Final Fours e terminando como vice-campeões em 1964 e 1978. As três primeiras temporadas de Krzyzewski não foram de êxito, a equipe não conseguiu se classificar para o torneio da NCAA. Apenas no quarto ano, os diabos azuis voltaram ao torneio NCAA, alcançando até a rodada de 32 equipes.
Dois anos depois disso, Duke emergiu como uma verdadeira potência nacional. O Blue Devils chegou à Final Four – a primeira sob Krzyzewski – e depois de derrotar o Kansas disputou o campeonato nacional, caindo para Louisville. Isso deu início a uma série incrível de sete Final Fours em nove anos. E depois de perder para a UNLV no jogo do campeonato de 1990, Duke montou sua primeira temporada pelo título, se vingando de um time invicto da UNLV na Final Four e derrubando o Kansas para ganhar o campeonato nacional.
Na temporada seguinte Duke conquistou novamente o título nacional, com Christian Laettner, Bobby Hurley, e Grant Hill . de volta para mais uma temporada, com um recorde de 34-2 e derrotando o famoso time Fab Five de Michigan. Krzyzewski conquistou mais 3 títulos em 2001, 2010 e 2015, alterando sua abordagem para se adequar às suas equipes. Sua equipe de 2010 era altamente experiente, com três veteranos e dois juniores como titular. Entretanto, sua equipe campeã de 2015 foi auge dos jogadores one and done, com Jahill Okafor, Tre Jones e Justin Winslow jogando apenas 1 ano em Duke e indo para NBA já no ano seguinte.
Desde 1984, Duke participou de todos torneios da NCAA exceto em 2 anos, um deles na ultima temporada. Na próxima temporada, Duke é considerada uma top 10 e pode ser a chance de Krzyzewski fechar a sua bonita história no basquete em chave de ouro,