O Portland Trail Blazers anunciou que o atual assistente técnico do Los Angeles Clippers Chauncey Billups será o novo técnico da franquia. A duração do contrato é de cinco anos, de acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN. O último ano é opcional para a o Blazers. Billups continua trabalhando pelo Clippers até o fim dos playoffs.
“Chauncey é um líder comprovado com um QI de basquete de elite que venceu em todos os lugares que ele esteve”, disse o presidente da equipe Blazers Neil Olshey. “Ele está preparado para o desafio de desenvolver os hábitos do campeonato e a abordagem estratégica de que precisamos para atingir as expectativas e objetivos da nossa franquia.”
A estrela do Blazers, Damian Lillard, endossou publicamente Billups e Jason Kidd para o trabalho depois que Terry Stotts foi demitido, dizendo aos jornalistas Shams Charania e Jason Quick “Eu gosto de J. Kidd e Chauncey.” Porém, Kidd se retirou do processo de seleção e assinou com o Dallas Mavericks recentemente. Billups permaneceu no processo e foi o escolhido.
“Estou muito animado e honrado por ser o próximo treinador dos Trail Blazers”, disse Billups. “Portland é um lugar especial e uma franquia única. Como jogador, sempre adorei jogar aqui porque a paixão e o conhecimento dos fãs trouxeram o que há de melhor em mim como competidor. Agora estou ansioso para estar do outro lado dessa energia e se engajar com a comunidade de Portland em um nível totalmente diferente.”
Billups traz uma experiencia diferente do antigo técnico Terry Stotts. Ele foi um jogador de sucesso mas começou a carreira como um role player sem tanto destaque que mudava constantemente de equipe, . Ele jogou por quatro franquias antes de chegar em Detroit, ser campeão e vencer o MVP das Finais em 2004. Billups foi All star cinco vezes, todas entre 2005 a 2010. Depois da aposentadoria em 2014, Billups trabalhou como comentarista para a ESPN enquanto era cortejado para outros empregos, incluindo o de presidente de operações de basquete de Cleveland Cavaliers. Ele foi entrevistado pelo Indiana Pacers no período na offseason para o cargo de técnico principal, mas o escolhido foi Nate Bjorkgren.
Billups terá o grande desafio de levar o Blazers mais longe nos playoffs, a franquia perdeu na primeira rodada em quatro das últimas cinco pós-temporadas, e o gerente geral Neil Olshey indicou que não espera uma virada significativa em um elenco que acabou de terminar em 29ª melhor, ou 2ª pior, defesa da temporada. A franquia ainda enfrenta boatos que a grande estrela da equipe, Damian Lillard, pode querer ser trocado.