Por Mateus Junior
Melhores
1- O Utah Jazz foi o último time com 100% de aproveitamento na NBA até o último fim de semana. Rudy Gobert vem sendo o destaque nesse início, liderando a liga em rebotes e sendo o segundo pontuador de um time cujos 6 principais destaques têm média superior a 10 pontos.
Gobert tem sido também uma peça chave nessa defesa forte do Jazz, principalmente pelo time ser a segunda melhor defesa em toda liga. Não só apenas na defesa reside a força de Utah. A equipe é o 4º melhor ataque da NBA com chances de subir no ranking em seu início promissor e forte.
2- O Miami Heat mostrou que seu time está bastante equilibrado com as novas peças. Kyle Lowry se encaixou muito bem no time dando uma qualidade de passe muito boa ao elenco. Jimmy Butler tem deixado atuações dignas de MVP em quadra, com a surpresa até o momento em Tyler Herro vindo do banco e assumindo o posto de segundo na pontuação do time contribuindo muito na rotação da equipe.
O time é muito forte defensivamente e não à toa é a melhor defesa da liga, o que permite o time ter a melhor diferença de pontos entre para o adversário, 15.2. Todo esse crescimento tem levado o time para mais alto da tabela, surgindo como um grande favorito no Leste.
3- O New York Knicks vem sendo umas das grandes surpresas da temporada até aqui. Julius Randle é o líder do time em pontuação, rebotes, assistência e tocos. Outra peça que caiu como uma luva foi Evan Fournier, o francês é o segundo do time em pontuação e tem feito partidas muito boas.
Não é mistério algum que o Knicks seja uma defesa forte sob o comando de Tom Thibodeau. Mas o ataque também tem sido fundamental, com os Knicks tendo o segundo melhor ataque da liga e 4º melhor na diferença de pontos.
4- O Washington Wizards é outra surpresa positiva neste ano com a equipe mostrando qualidade e equilíbrio nos dois lados da quadra. Bradley Beal não precisa mais monopolizar o ataque do time, mesmo sendo o líder na pontuação. Agora Beal tem a companhia de Kyle Kuzma liderando em rebotes e Spencer Dinwiddie liderando em assistências.
Esse forte equilíbrio dá espaço para outros jogadores mostrarem seu potencial, assim como o brasileiro Raulzinho que é líder em roubos da equipe e Daniel Gafford líder em tocos. A equipe na temporada passada era conhecida por ser um time muito mal defensivamente, melhorou significativamente esse aspecto do seu jogo após a chegada dos jogadores vindo do Los Angeles Lakers.
5- O Minnesota Timberwolves está mostrando grande potencial nos últimos jogos. A equipe é terceira na Conferência Oeste. Karl-Anthony Towns é o líder do time em pontos, rebotes e tocos e ao lado de Anthony Edwards e do experiente Patrick Beverley são os líderes do time.
Towns que é o 4º melhor da liga em pontuação e 2º melhor em tocos, tem ajudado o time alcançar um equilíbrio que o Timberwolves não tinha há alguns anos. Defensivamente o time tem estado entre os 10 melhores da liga, tanto em pontos permitidos e tocos.
Piores
1- O New Orleans Pelicans tem sido uma grande decepção esse ano. Sem Zion Williamson, Brandon Ingram tem chamado a responsabilidade e é o melhor pontuador do time com 25 pontos. Ingram é auxiliado no garrafão pelo recém chegado Jonas Valanciunas que tem uma média de 14.7.
Defensivamente o time não tem dando muitos sustos, mas é no ataque que reside o problema. O time é o 5º pior ataque da liga.
2- O Los Angeles Clippers decepcionou até aqui. A equipe que foi finalista do Oeste vem fazendo uma campanha bem fraca, apesar dos esforços de Paul George na ausência de Kawhi Leonard por lesão. O jogador que já fez ótimas partidas na temporada passada é líder do time em pontos e também é o 5º melhor da liga em rebotes e roubos.
Os outros jogadores precisam melhorar e mostrar mais rendimento coletivo para o Clippers poderem sonhar um pouco mais alto. O time tem sofrido nos arremessos é o 3º pior da liga, com muito ainda a melhorar ofensivamente.
3- O Boston Celtics tem sido uma gangorra nesse início de temporada. A equipe tem feito alguns bons jogos e outros péssimos. Para a surpresa de zero pessoas, Jayson Tatum e Jaylen Brown têm sido os líderes de pontuação da equipe celta.
O time é o 5 melhor ataque da liga e o líder de tocos. Por outro lado tem a pior defesa da NBA e por causa disso perde jogos nos momentos finais como foi contra o Knicks, ou perder de uma diferença maior como foi contra o Raptors.
4- O Los Angeles Lakers ainda tem problemas de encaixe no time. Russell Westbrook é o terceiro em pontuação e o primeiro em assistências, enquanto LeBron James e Anthony Davis são os líderes de pontuação com 26 cada um. Outro destaque nos últimos jogos é o experiente Carmelo Anthony com 15 pontos sendo fundamental na rotação da equipe.
Apesar de ser o terceiro melhor ataque da liga, os Lakers possuem a segunda pior defesa da liga, o que tem frustrado o início de temporada de uma equipe até então considerada uma das favoritas ao título.
5- Mais um favorito em apuros, o Brooklyn Nets também teve suas expectativas frustradas. Em que pese Kevin Durant surgindo como o terceiro pontuador da liga nessa temporada, o time do Nets perde muito sem o seu principal astro em quadra. Sem a menor expectativa do retorno de Kyrie Irving que ainda não se vacinou, as atenções se voltam para James Harden, que vem produzindo muito abaixo do nível de All-Star.
Segundo o técnico Steve Nash, Harden tem sido injustiçado pelas novas regras da NBA que envolvem a não marcação de faltas no ato do arremesso. Em suas palavras, “acho que ele se tornou injustamente o garoto-propaganda da não marcação dessas faltas. Algumas delas ainda são definitivamente faltas”. Por outro lado, um jogador que vem se destacando é LaMarcus Aldridge, que vem fazendo seu papel muito bem e teve um ótimo retorno às quadras depois de quase um ano parado.
Destaques
1- O Portland Trail Blazers um time para ficar de olho pela próxima semana. Damian Lillard parece estar voltando ao seu ritmo de jogo mesmo que nos últimos jogos o destaque tenha sido CJ McCollum.
2- O Toronto Raptors é o outro destaque com seu elenco de jovens talentos mostrando um bom jogo além de uma defesa bastante boa. A equipe mostra força e a expectativa, mesmo que ainda Toronto não chegue tão longe, podem vencer alguns favoritos e fazer bonito.