Por Mateus Junior

Conferência Oeste

1- Los Angeles Lakers: Na Conferência Oeste o Lakers chega mais forte do que estava nos últimos anos. A equipe da Califórnia trouxe algumas peças para reforçar sua estrelada equipe. Nomes como Carmelo Anthony, Russell Westbrook, Rajon Rondo e Dwight Howard chegam para ajudar LeBron James e Anthony Davis na luta pelo título. Os Lakers deram o que falar tanto pela qualidade do seu elenco como também pela idade e como isso pode comprometer a durabilidade de uma campanha de 82 jogos de temporada regular e mais uma ida aos playoffs. 

2 – Phoenix Suns: O Phoenix Suns surpreendeu a todos na temporada passada chegando as finais da liga e agora a equipe quer repetir o mesmo desempenho ainda esse ano. Além de contar com os jovens  Devin Booker e DeAndre Ayton, conseguiram renovar com Chris Paul que sentiu o primeiro gostinho das finais e quer voltar nessa temporada. Na última temporada, o trio principal dos Suns incendiou as defesas adversárias, registrando um rating ofensivo de 118,3 em mais de 1.300 minutos juntos na quadra.Combine isso com o fato de que o Phoenix ficou em sexto lugar em eficiência defensiva no ano passado e você fica com uma verdade simples: esse time não foi um acaso. 

3 – Utah Jazz: O Utah Jazz não teve um desempenho nos últimos playoffs que fizessem jus à sua excelente campanha na temporada regular. Para essa temporada a equipe fez algumas mudanças interessantes. Manter o Conley em Utah era a meta e conseguiram. Apesar de perder Favors, o time adquiriu Hassan Whiteside, além de Rudy Gay e Eric Paschall. Eles querem mudar sua reputação de time que chega e não leva. A equipe deve administrar os minutos do seu quinteto titular após garantir a vaga para os playoffs se quiserem chegar inteiros à pós-temporada.

4 – Denver Nuggets: O Denver Nuggets é outra equipe candidata ao título. A equipe de Denver não se mexeu muito. A renovação de Aaron Gordon foi importante para continuar com um elenco forte construído ao redor do atual MVP Nikola Jokic. O time de Denver espera que possa jogar bem o suficiente ao longo da temporada regular para obter uma posição decente nos playoffs e que Murray possa retornar a tempo de dar a eles um poderoso impulso na pós-temporada. Em um mundo no qual Murray volta, Jokic continua matando a bola, os Nuggets podem ser um dos melhores três grandes do Oeste até o final de 2022.

5 – Los Angeles Clippers: Ano passado o Los Angeles Clippers conseguiu fazer uma temporada histórica. Mesmo tendo um desempenho bem consistente ao longo de toda temporada, a lesão de Kawhi Leonard preocupa principalmente por ele continuar fora e muito provavelmente não deve voltar para essa temporada. Mas o Clippers tem boas notícias: O próprio Kawhi renovou seu contrato, e a equipe foi bem na agência livre ao recontratar Nicolas Batum e Reggie Jackson, duas peças de rotação. A equipe dos Clippers teve um grande fracasso na tentativa de adicionar outra estrela atrás de Paul George. Mesmo depois de adquirir Eric Bledsoe, as questões do armador não foram resolvidas.

Conferência Leste

1- Brooklyn Nets: Na conferência leste o Brooklyn Nets é o grande favorito para levar o título. A equipe do Brooklyn fez algumas mudanças para essa temporada: a equipe dos Nets trouxe Patty Mills e Paul Millsap, além do retorno de LaMarcus Aldridge que volta às quadras depois de se afastar por problemas do coração. Vimos como esses caras podem ser bons na primeira rodada dos playoffs de 2021, quando somaram uma média de 85,2 pontos por jogo contra o Boston Celtics, a maior pontuação por qualquer trio da história da NBA em uma única série de playoffs na história da liga.

2- Milwaukee Bucks: O atual campeão Milwaukee Bucks conta com todas as suas estrelas apesar de ter perdido uma peça importante no time com a ida de  P.J. Tucker para o Heat. Nenhum time no leste joga tão bem na defesa quanto o de Milwaukee. Nos playoffs da temporada passada, o trio formado por Giannis Antetokounmpo, Jrue Holiday e Khris Middleton registrou um total de 565 minutos juntos e postou um saldo de pontos de + 12,3, principalmente porque eles mantiveram os oponentes a míseros 97,9 pontos por 100 posses.

3 – Miami Heat: Miami Heat é outra equipe pra ficar de olho nessa temporada. O time teve vários problemas por lesões que atrapalharam a temporada passada. Com isso, Pat Riley foi ao mercado e trouxe peças importantes para o time de Erik Spoelstra. Kyle Lowry e PJ Tucker chegaram pra reforçar um time que há duas temporadas na bolha da NBA tinha sido vice campeão.O Big 3 composto por Jimmy Butler, Bam Adebayo e Kyle Lowry tem tudo para fazer barulho no leste, especialmente se Adebayo continuar a emergir como um dos melhores jovens grandes da liga.

4 – Atlanta Hawks: O Hawks pode ser uma boa surpresa na temporada 2021/22. Além de ter fechado uma extensão com John Collins por cinco anos e $125 milhões, a equipe se movimentou bem no draft. Dois bons prospectos, Jalen Johnson e Sharife Cooper foram adicionados ao time de Atlanta, depois de um recorde de 27-11 sob o comando do então treinador interino Nate McMillan que é agora técnico principal. O que tudo isso significa? Liderados por Trae Young e um grupo central núcleo jovem e talentoso, esses Hawks parecem destinados a uma disputa pelo campeonato a longo prazo. A adição do veterano Delon Wright para apoiar Young como armador também vai ajudar aqui.

5 – New York Knicks: Depois de 7 longos anos, os Knicks finalmente voltaram aos playoffs. A chegada de Tom Thibodeau, eleito o melhor técnico do ano, transformou a carreira de Julius Randle, eleito o jogador que mais evoluiu com médias de 24.1 pontos, 10.2 rebotes e 6.0 assistências. A defesa foi a quarta mais eficiente da NBA em pontos cedidos por 100 posses de bola. O sistema ofensivo, no entanto, foi apenas o 22º, com o ritmo mais lento da liga. Os problemas ficaram claros, ainda mais contra o Atlanta Hawks nos playoffs.  As chegadas de Kemba Walker e Evan Fournier pretendem solucionar o problema. O time não é um dos favoritos ao título, mas deve dar muito trabalho nessa temporada.

Times para ficar de olho

1 – Chicago Bulls: O Chicago Bulls vem muito forte nessa temporada querendo quebrar o tabu de não ir aos playoffs desde 2017. O time trouxe DeMar DeRozan, Lonzo Ball e Alex Caruso que se juntam a Zach LaVine e Nikola Vučević. Já tendo um ataque forte, o time trabalhou bastante na questão da defesa com ótimos defensores em Caruso, Patrick Willams e DeMar DeRozan. Marc Eversley trabalhou bem trazendo bons nomes e conseguiu montar no papel um time competitivo. Resta esperar para ver como irá funcionar em quadra.

2 – Memphis Grizzlies: Uma equipe com grandes expectativas pelo que fez na última temporada é o Memphis Grizzlies que vem com poucas alterações no elenco. A continuidade do desenvolvimento do elenco jovem ganha experiência com a chegada de Steven Adams. Enquanto isso, Ja Morant em seu terceiro ano tem o desafio de melhorar o aproveitamento de 1,2  da bola de três pontos convertidas por jogo. 

3 – Charlotte Hornets: O Hornets de 2020/21 foi um dos times mais legais de se assistir, muito por conta da dupla LaMelo Ball e Gordon Hayward. O Hornets é o nono time da NBA em infiltrações (drives). Além deles, vale destacar as boas temporadas de Rozier, Bridges, Washington e Monk. Terry Rozier é o cestinha do Hornets e o nono jogador que mais converteu bolas de três pontos em 2020/21. O time mostrou suas cartas na temporada passada e vai mostrar todas as suas forças nessa temporada.

4 – Sacramento Kings: O Sacramento Kings é uma das equipes para ficar de olho, com vários talentos promissores. A prova disso é que os Kings foram campeões da Summer League vencendo o Boston Celtics na final. O time se reforçou trazendo Tristan Thompson e vindo do Draft o jovem talento Davion Michelle que tem boa contribuição defensiva. Defesa que foi o principal problema do time na temporada passada.