Luka Magic
Provável quinteto titular
PG: Luka Doncic
SG: Tim Hardaway Jr.
SF: Dorian Finney-Smith
PF: Kristaps Porzingis
C: Dwight Powell
Impossível falar da offseason do Dallas Mavericks sem a sua principal contratação: o treinador Jason Kidd. Muito devido ao seu histórico com a franquia, tendo participado da conquista do até então único título do Mavs, Kidd chega para substituir Rick Carlisle numa movimentação considerada necessária para que Dallas não vivesse mais do mesmo em sua nova temporada. Porém, pode não ser a melhor das opções, ainda mais considerando as polêmicas que Kidd carrega consigo, seja em sua vida pessoal, seja no seu estilo de treinar, com abusos de comando expostos recentemente por Giannis Antetokounmpo.
Fora isso, a franquia do Texas não conseguiu trazer nenhum reforço à altura do que se espera para ajudar Luka Doncic a trazer um troféu de campeão da NBA para o seu currículo. Sterling Brown e Reggie Bullock estão longe de ser jogadores de calibre de campeonato, mas não é de hoje que o Mavs está acostumado a fazer muito com pouco.
Com isso, os olhos voltam-se novamente para Kristaps Porzingis e como o letão vai desempenhar no esquema de jogo de Jason Kidd. O ala-pivô será novamente cobrado, ainda mais considerando a extensão multimilionária do contrato de Doncic, o que claramente coloca Porzingis em segundo plano.
Pontos fortes e pontos fracos
Como falamos acima, o Dallas Mavericks está acostumado a fazer muito com pouco. Assim como na temporada em que o próprio Kidd foi campeão, ao olhar o elenco da franquia podemos tirar uma estrela de um patamar muito acima dos demais e o resto do elenco ciente do seu papel e muito aguerrido.
O time titular com Doncic, Hardaway Jr., Finney-Smith, Porzingis e Powell é um bom quinteto. O grande problema fica na rotação do elenco com uma grande diferença de qualidade nas peças vindas do banco.
Que Luka Doncic é um jogador de primeiro escalão está acima de qualquer dúvida. Porém isso acaba fazendo com que o Dallas procure naturalmente pontos criados a partir de situações de jogadas individuais. Na última temporada a equipe foi a vigésima-sexta em número de assistências na liga.
Por mais repetitivo que possa parecer, Dallas precisa de mais alguém dividindo os holofotes. Talvez Tim Hardaway Jr., que na temporada passada teve o seu melhor aproveitamento em arremessos de três pontos, possa ter um destaque maior se conseguir se manter saudável, relembrando os tempos de destaque com a camisa dos Knicks.
Expectativa
Difícil imaginar o Dallas não se classificando para os playoffs em 2022, mas a franquia já passou da fase de se contentar com a mera classificação. O foco agora é avançar na fase eliminatória e espantar o fantasma do Los Angeles Clippers. Ainda não é o momento de se pensar em título, mas fica a pergunta: quando será que esse momento vai chegar? Por enquanto, o Mavs briga para não precisar disputar o Play-In.