Um ano de reconstrução
Provável quinteto titular
PG: Dejounte Murray
SG: Derrick White
SF: Keldon Johnson
PF: Doug McDermott
C: Jakob Poeltl
OffSeason
O San Antonio Spurs mostrou já na noite do Draft da NBA que iria buscar uma reconstrução. Após rumores constantes de que poderia subir no draft, a diretoria manteve sua pick na posição original (12º), e surpreendeu a todos quando selecionou o armador Josh Primo de Alabama. Primo era uma escolha de final de primeiro round em quase todos mock drafts.
Os números de Primo não são de impressionar, cerca de 9 pontos por jogo. O armador tinha um papel pequeno na equipe de Alabama sendo mais um 3&D, mas ele mostrou ter um bom potencial como playmaker e era o jogador mais jovem do Draft (apenas 18 anos). O front office do Spurs acredita que Primo tenha um alto teto de evolução e preferiu apostar nele com uma pick de loteria.
A escolha de Josh Primo deixou claro o pensamento de longo prazo da diretoria do Spurs que já indicava a provável saída DeMar DeRozan, Rudy Gay e Patty Mills. Estando num processo de reconstrução, não faria sentido para a franquia manter três jogadores experientes que apenas tirariam valiosos minutos de desenvolvimento do núcleo jovem.
DeRozan foi embora num sign and trade em que os Spurs receberam 2 jogadores em fim de contrato (Aminu e Young) e 3 escolhas de draft (1 pick de primeiro round de 2025 protegida e duas picks de segundo round de 2022 e 2025). Outra movimentação que mostra o Spurs pensando no longo prazo pois poderia usar a troca para adquirir Lauri Markkanen que estava de saída do Bulls, mas preferiu uma pick de 2025. Patty Mills foi para o Brooklyn, onde provavelmente terá mais tempo de jogo e competirá por titulo. Completam a lista de saída do Spurs Rudy Gay que foi para o Utah Jazz, Trey Lyles que foi para o Detroit Pistons e Gorgui Dieng que foi para Atlanta Hawks.
Na Agência livre, a franquia de San Antonio contratou Doug McDermott, ala pivô de 29 anos, num contrato de US$ 42 milhões por 3 anos, num movimento oposto aos anteriores porém compreensível. McDermott é um excelente arremessador de três pontos com 40% de aproveitamento na carreira e está vindo para ajudar os Spurs que foi a equipe que menos arremessou de três pontos na última temporada ( 6º pior aproveitamento). O espaçamento que McDermott traz vai ser crucial para os jovens do Spurs possam desenvolver o seu jogo ofensivo.
O Spurs também trouxe Zach Collins num contrato de US$ 22 milhões de dólares por 3 anos. Collins vem sofrendo com lesões nos pés durante os últimos anos. O ala-pivô perdeu toda a temporada passada e jogou apenas 11 jogos na temporada 2019/2020, ou seja, jogou apenas 11 jogos em 2 anos. Porém, Collins foi a décima escolha geral do draft de 2017, teve números razoáveis nas duas primeiras temporadas de NBA e ainda tem apenas 23 anos, então é uma contratação que faz sentido mesmo que seja arriscada.
Duas surpresas foram o pivô australiano Jock Landale, que deve brigar pela vaga de reserva na posição 5, e a volta de Bryn Forbes, depois de apenas um ano de sua saída para o Milwaukee Bucks onde foi campeão. Forbes retorna a San Antonio Spurs onde era bastante criticado por torcedores.
Análise (Pontos Fortes e Fracos)
DeJounte Murray será obrigado a ter um papel ofensivo bem maior com a saída de Demar DeRozan, que era o líder de pontos e assistências da equipe. Keldon Johnson e Lonnie Walker também devem ter maior protagonismo nessa temporada. Keldon Johnson foi bem nas duas temporadas que jogou e fez parte da seleção americana campeã olímpica em Tóquio, já era titular e agora deve jogar ainda mais minutos. Lonnie Walker ainda é bem inconstante e como está em seu ultimo ano de contrato será crucial para ele fazer uma boa temporada para receber um bom contrato em 2022.
O elenco do Spurs é jovem, tem bons jogadores mas ainda é um time inferior à maioria das outras franquias do Oeste. Porém tem a lenda Gregg Popovich como técnico, e é uma organização acostumada a vencer. Por isso, deve até brigar por vaga no play in contra Wolves, Kings e Pelicans mas não seria surpresa ficar nas ultimas colocações.