Esportes americanos são antes de mais nada construídos por narrativas. O esporte caminha de mãozinha dada com o entretenimento, as temporadas longas fazem com que criemos personagens principais, secundários, vilões e mocinhos dentro e fora das quatro linhas da quadra. Sendo assim, na coluna dessa semana, destacaremos as principais narrativas para se acompanhar nesta temporada da NBA.
BACK 2 BACK?
O último bicampeão da NBA é recente: o Golden State Warriors faturou o troféu em 2017 e 2018 e promete dar trabalho esse ano também. Mas a pergunta que não quer calar é: como virá o Bucks depois de conquistar mais um novo título da NBA após 50 anos de seca? Giannis e cia. virão com sangue nos olhos ou o ano do time será de ressaca de título? Até a data de publicação desse texto, o time está 4-4 na temporada. Giannis possui 27,3 pontos de média até aqui e vem se mostrando com mais ferramentas que na temporada passada. Além de tudo, o grego parece cada vez mais alinhado com a franquia após ter relações estremecidas em temporadas passadas. Olho no Bucks.
KYRIE IRVING VOLTARÁ AINDA NESSA TEMPORADA OU O NETS TERÃO QUE SE VIRAR SEM ELE?
A não ser que você esteve desligado do mundo nos últimos meses, você acompanhou a saga da não vacinação do armador Kyrie Irving O armador dos Nets optou por não tomar a vacina alegando motivos pessoais.
A extravagância de Kyrie sempre foi conhecida, mas quando a escolha individual transpõe questões de saúde pública, limites devem ser impostos.
A NBA foi enérgica e juntamente com leis estaduais alguns jogadores não vacinados teriam que cumprir medidas e protocolos especiais por conta da COVID. Dois desses estados? Nova Iorque e Nova Jersey.
Criou-se um grande clima sobre como a franquia agiria sobre um de seus principais ativos e perder Kyrie poderia tornar as coisas ainda mais complicadas dentro e fora de quadra. Porém, em uma postura louvável, a franquia e sua comissão técnica optaram por afasta-lo. Sua ausência? Completamente sentida. Sem Kyrie, Harden tem mais responsabilidade na armação e Durant tem que ser mais ainda uma máquina de pontos. A ausência do mesmo também escancara a falta de profundidade de talento do banco do time do Brooklyn. Mas fato é que dificilmente veremos o armador em quadra nesta temporada. A ver como a temporada do Nets será impactada como um todo.
COMO A VOLTA DE KLAY THOMPSON IMPACTARÁ O DESEMPENHO GERAL DO GOLDEN STATE?
A temporada passada deixou claro que nem Curry consegue carregar tanto animERROR. A volta de Klay Thompson, maior parceiro de Stephen na história poderá ser o fiel da balança para que o brinquedinho assassino continue a aterrorizar mais defesas na pós-temporada.
A única dúvida é sobre como estará a condição física do segundo splash brother e em que momento da temporada ele recuperará o ritmo de jogo de mais de dois anos de lesões. Fato é, Klay será fiel da balança para o bem e paro o mal lá em São Francisco.
JALEN GREEN SERÁ O ROY?
Se teve um cara que pareceu bastante incomodado por ser a segunda escolha geral no Draft esse alguém foi o próprio ala armador do Houston Rockets.
Em toda entrevista, publicação ou conversas corriqueiras, o jogador deixou absolutamente claro sobre como não conseguia imaginar ser preterido por Cade Cunningham e que irá mostar que todos erraram em suas avaliações e se provará sendo o ROY. Será que acontecerá?
O KNICKS VEIO PRA FICAR?
A temporada passada deixou um orgulho para Spike Lee e cia. Porém, sabemos que quanto mais noites primorosas do Garden se vive, mais noites primorosas a torcida pede. Para isso, o time precisa mais uma vez fazer bons resultados e levar o time para mais uma pós-temporada e se manter como um dos principais contenders na divisão para assim angariar algo maior no futuro. Os reforços? Vieram, deixando o time atualmente com uma mescla interessante de jovens jogadores e jogadores experientes que decidem em momentos chave das partidas.
O Knicks pode ser pedra no sapato para muito time forte e promete brigar por cada vitória nessa temporada.
O CHICAGO BULLS ESTÁ DE VOLTA?
O torcedor do Chicago Bulls está empolgado. Carushow e cia. estão revivendo a franquia e talvez a recolocando em um holofote do qual nunca deveria ter saído. Lonzo Ball, DeRozan, Vucevic e Zach LaVine são grandes jogadores e querem mostrar que o time pode ir além de um início forte de temporada, mas será que é apenas empolgação de começo de temporada? Será que esse time cairá conforme outros times forem se acertando? Como se comportará numa possível pós temporada? Só o tempo dirá, e se eu fosse você ficaria ligadinho na franquia de Chicago.
OITO OU OITENTA NO LOS ANGELES LAKERS
Ou vai dar muito certo, ou vai dar muito errado. Será? Westbrook e Carmelo se juntaram a Lebron e AD e prometem montar um supertime em busca de mais um anel para uma das mais vencedoras franquias da história da NBA.
Fato é que muita coisa precisa ser arrumada no time ainda, tantos nos aspectos táticos, quanto nas hierarquias sociais de vestiário. Vemos muita vontade de fazer dar certo por parte de Lebron e Russel, mas sabemos que somente vontade fazem as coisas darem certo.
Acredito que o time não será o horror todo que muitos estão pregando por ai e pode sim dar liga. Se será campeão ou competirá com times que possui uma média de idade menor? Só o tempo dirá…
E ai, você vai acompanhar quais das narrativas dessa temporada? Sentiu falta de alguma além dessas? Deixe nos comentários e bora trocar ideia lá o/