O Utah Jazz fez a sua melhor temporada regular desde a era John Stockton-Karl Malone. Mike Conley foi uma peça fundamental para esse sucesso na temporada regular, entretanto uma lesão no tendão da perna fez ele perder vários jogos nos playoffs, principalmente na série contra o Los Angeles Clippers que culminou na eliminação da franquia nos playoffs. Agora Mike Conley é um agente livre e pode sair de graça de Utah

O jornalista Tony Jones do The Athletic relatou que Utah quer Conley de volta e que eles “farão todos os esforços para manter o All-Star no uniforme de Jazz”. Se deixá-lo sair pode ser algo muito ruim, renovar com Conley também tem seus riscos . Conley fará 34 anos antes do início da próxima temporada e já tem um extenso histórico de lesões. Apesar de ser um jogador técnico, com bom arremesso e que possui um alto Qi de basquete, a parte física liga um sinal de alerta de como Conley vai “envelhecer”.

O salary cap é outra preocupação para o Utah Jazz. A franquia tem mais de 134 milhões de dólares comprometidos para a próxima temporada, com novas extensões máximas de Mitchell e Rudy Gobert. Ambos os contratos incluem elevados aumentos anuais. Esse valor não inclui os salários de Conley e da futura escolha geral nº 30 de Utah. A renovação com Conley pode fazer que a franquia ultrapasse em muito o salary cap (teto salarial), e tenha que pagar um alto luxury tax (imposto de luxo). Se o novo proprietário Ryan Smith estiver disposto a gastar sua fortuna, isso não será um problema, mas franquias de mercados pequenos costumam evitar altos gastos em luxury tax.