Arrumando a casa

Provável quinteto titular

PG: Marcus Smart

SG: Jaylen Brown

SF: Jayson Tatum

PF: Al Horford

C: Robert Williams

Offseason

O foco do back-office dos Celtics para essa temporada foi sacramentado logo no início da offseason quando o time troca Kemba Walker e adquire Al Horford, Moses Brown e mais a melhor escolha de segunda rodada entre Thunder, Wizards, Mavs ou Heat. Você, assim como eu, deve ter se perguntado: “O que esse time tem em mente?”, mas te explico. A passagem decepcionante de Kemba pelo time celta era carregada por um contrato pesado. Sendo assim a diretoria do Celtics precisava abrir espaço no cap para garantir folha salarial que possibilitasse renovações de jogadores-chave como Marcus Smart. 

A troca por sua vez mostra que a diretoria está armando mais uma futura corrida rumo ao título, frustrada na época de Kyrie Irving e que se mostrou frustrada mais uma vez com Kembinha.

Outras trocas que se mostraram necessárias para a abertura de cap foram a aquisição de Kris Dunn, Bruno Fernando e a escolha do segundo turno de 2023 dos Trail Blazers vinda dos Hawks, em uma troca de três equipes em troca de Tristan Thompson (enviado para Kings). E também adquiriu dinheiro e valores de Draft ($ 110.000) dos Knicks em troca de Evan Fournier.

Outra adição ao banco, foi a aquisição de Juancho Hernangomez vindo de Minnesota para prestar serviços ao time celta. Trouxeram ainda Dennis Schröder em um contrato de um ano e $5,89 milhões. Além deles, Enes Kanter e Sam Hauser por também um ano, mas pagando o mínimo.

Com o objetivo de acumular picks e abrir capital salarial para próximas temporadas, as movimentações na free agency deixaram os torcedores inquietos, que inclusive as consideram “fracas”. Movimentações tímidas, mas com pouco comprometimento financeiro.

Pontos fortes e pontos fracos

Com toda a certeza um dos pontos fortes dessa equipe será o grande volume ofensivo que a dupla Brown e Tatum deve continuar fazendo. Com a adição de Al Horford, o time pode ter mais uma boa arma dentro do garrafão que permitirá que Tatum possa ter jogos mais humanos. Em outras palavras, o time dependerá menos de super apresentações da sua super estrela, permitindo que ele foque e descanse em alguns confrontos, garantindo que o Superstar esteja a plenos pulmões na postseason.

Quando você tem Marcus Smart em seu time, obrigatoriamente você contará com a defesa dele como ponto de destaque em sua equipe. Marcus é capaz de anular os melhores jogadores da liga se estiver numa grande noite.

A evolução de Robert Williams, o “Time Lord”, pode ser fundamental para a equipe ter mais uma grande arma defensiva e reboteira que poderá contribuir e consequentemente desafogar a necessidade de fazer muitos pontos por jogo, mas para isso, o jogador precisa manter-se saudável para que sua evolução continue sendo efetiva para o time como um todo.

A regra do salary cap nos esportes cria uma espécie de “cobertor curto” para as equipes, fazendo com que diversas vezes os times se encontrem numa encruzilhada não só em sua temporada atual, mas também nos planejamentos futuros. A escolha do Boston Celtics foi a de abrir cap futuro e para isso o banco do time perdeu grande força de rotação, sendo o principal ponto negativo da equipe.

Prevejo o time perdendo por não ter fôlego para brigar com os “role players” adversários, por mais que a base titular do time seja sólida, faltará aqueles jogadores que venham do banco fazendo GRANDE diferença.

Expectativas

Mesmo com gaps no elenco, acredito que o piso do time seja a classificação direta aos playoffs. Jayson Tatum é uma máquina pontuadora que só melhora e terá um quinteto titular melhorado para potencializar suas valências e fazer com que o time ganhe jogos.

Já como teto, posso ver o time se fazendo superior aos novos projetos da conferência conseguindo garantir um mando de quadra nos playoffs, beliscando um quarto ou até mesmo terceiro lugar na conferência.

Mas para a torcida Celta fica o aviso: AINDA não é hora de título para uma das franquias mais vitoriosas dos esportes americanos.

Leia também