A temporada 2019/20 mal acabou e a saudade aperta nossos corações. Não temos ideia de quando a temporada 2020/21da NBA retornará, mas uma coisa é certa: dia 18 de novembro tem Draft e nossas atenções estão todas voltadas nos prospectos que podem trazer aquele valor extra aos nossos times. E para falar sobre Draft em nossa primeira coluna “BIG 3 Convida”, nada melhor que trazer Vinicius Costa, o administrador do @Tankometro lá no Twitter, para fazer um resumo de quem cada time deve escolher.

Por Vinicius Costa, adm do @tankometro

Abrindo os trabalhos do Tankometro nessa Draft Season com um Mock. Em projeções, a única certeza é que você vai errar. A medida do sucesso é a menor distância entre a sua projeção e a realidade.
Num Draft tão horizontal, homogêneo em talento e de baixa amostragem, com College season interrompida e sem workouts presenciais até alguns dias atrás, esse Mock é muito mais um exercício de racionalidade do que uma previsão. Dito isso, lá vai a minha ordem para o 1º round, as 30 primeiras escolhas do Draft 2020, que acontecerá em 18/11.

Pick #1 – Timberwolves

Escolha: Anthony Edwards, SG/Georgia

É provável que o time precise fazer uns 150 ppg para ganhar partidas com uma defesa com D’Lo, KAT e Ant-Man (Edwards), mas ele é o melhor fit se os Lobos mantiverem a Pick.

Pick #2 – Warriors

Escolha: LaMelo Ball, PG/Hawks-Austrália

Torcedores, calma! Antes que me xinguem: é difícil imaginar que o time não troque a Pick por alguém que contribua já, e Ball é o melhor trade asset. Quem sabe um negócio com Pistons (Blake Griffin), Magic (Aaron Gordon) ou Knicks (…)?

Pick #3 – Hornets

Escolha: James Wiseman, C/Memphis

Sabe aquele filme blockbuster do Michael Bay, hypado pelo público, mas defenestrado pela crítica especializada? É Wiseman no Draft. Num mercado pequeno, que se ressente de uma estrela desde a saída de Kemba, acho que MJ e Kupchak jogarão para a plateia.

Pick #4 – Bulls

Escolha: Deni Avdija, SF/Maccabi Tel Aviv-Israel

O combo forward israelense encontra em ChiTown um bom cenário para se desenvolver: não será exigido como âncora ofensiva, função de scorers como LaVine/Coby, e nem mesmo como titular imediato, já que Otto Porter Jr. deve optar pelo seu último ano de contrato.

Pick #5 – Cavs

Escolha: Isaac Okoro, SF/Auburn

Com um par de point guards score first, que defendem mal, e um power forward veterano que não é reconhecido pela defesa (Kevin Love), não há melhor encaixe que um small forward atlético, defensor de elite, que não precisa da bola para contribuir.

Pick #6 – Hawks

Escolha: Tyrese Haliburton, PG/Iowa State

Pick nada sexy, mas Haliburton preenche Trae Young como a manteiga ao pão. point guard que funciona bem como 2º condutor, alto e comprido o suficiente para equilibrar a defesa no backcourt e joga off ball, com bom chute de três pontos, apesar da mecânica estranha.

Pick #7 – Pistons

Escolha: Killian Hayes, PG/Ulm-Alemanha

Okongwu tem bom fit com Sekou/Griffin/Wood, mas Detroit não deve reconstruir sobre um Center pós-Drummond. A posição de point guard é uma carência, e Hayes é a melhor opção, apesar de Detroit não ser o melhor para ele: com poucos shooters, exigirá seu protagonismo da linha de três pontos.

Pick #8 – Knicks

Escolha: Devin Vassell, SG/Florida State

A minha aposta era Cole Anthony, mas rumores apontam desinteresse de NY no point guard score first com raízes knickerbocker. Vassell é plug n’play em qualquer time da NBA. No Knicks, complementa bem as deficiências de Barrett com chute de três pontos e defesa.

Pick #9 – Wizards

Escolha: Onyeka Okongwu, C/USC

Washington precisa de defesa, especialmente no garrafão. Okongwu chegar até aqui é um prêmio. Apesar da baixa estatura para Center, é excelente defensor e tem ótimas skills no jogo de post. Contribui já.

Pick #10 – Suns

Escolha: Obi Toppin, PF/Dayton

Dario Saric será RFA em 2021. Obi Toppin é o substituto ideal para uma possível perda. Defende mal também, mas tem muitos recursos ofensivos. Não cria jogadas, mas Rubio/Booker ajudam. Toppin estreia como profissional contribuindo já.

Pick #11 – Spurs

Escolha: Patrick Williams, PF/Florida State

Há ótimas opções de wings para San Antonio aqui, como Nesmith e Saddiq Bey, mas não passaria o potencial do forward Pat Williams. É o cara para o ótimo time de desenvolvimento do Spurs trabalhar para substituir LaMarcus Aldridge.

Pick #12 – Kings

Escolha: Aaron Nesmith, SF/Vanderbilt

Bogdanovic vai demandar um alto contrato como RFA. Ruim para um time que já paga muito por outro shooter em Buddy Hield, inclusive insatisfeito com Luke Walton. Faz sentido negociar Buddy por assets e trazer um dos melhores shooters da classe (Nesmith), com salário de rookie.

Pick #13 – Pelicans

Escolha: Tyrese Maxey, SG/Kentucky

Maxey deve figurar naquela lista de ‘jogadores de Kentucky que as pessoas se perguntam como deixaram passar no Draft’. Um dos poucos two-way players do Draft, sua mecânica de chute indica um desempenho na NBA melhor que as stats do College sugerem.

Pick #14 – Celtics (via Grizzilies)

Escolha: Jalen Smith, PF/Maryland

Espaço no elenco é um problema que Danny Ainge precisará resolver. Com BIGs que não chutam do perímetro (Kanter, Theis, Williams), faz sentido trazer um com bom aproveitamento de três pontos (36.8%), que também se destaca nos rebotes e bloqueios.

Pick #15 – Magic

Escolha: Cole Anthony, PG/UNC

Mesmo com Fultz em evolução, difícil Orlando deixar passar um point guard cotado para Loteria, após anos à procura de um bom nome para a posição. Eficiência no chute de Anthony em UNC foi pressionada negativamente pelo alto USG% e absoluta ausência de ajuda no perímetro.

Pick #16 – Trail Blazers

Escolha: Josh Green, SG-SF/Arizona

Green tem limitações ofensivas, mas tem o feel e ferramental para ser um ótimo defensor do perímetro, no apoio a Lillard/McCollum, o que per si justifica sua escolha para Portland. Se ele desenvolver o catch n’shoot pode ser o protótipo do 3&D da NBA.

Pick #17 – Wolves (via Nets)

Escolha: Precious Achiuwa, PF-C/Memphis

Alguém precisa defender em Minnesota. Não que ele seja elite – tem mais a evoluir que entregar agora – mas tem ferramental atlético, motor e mobilidade para fazer o trabalho sujo por KAT & Cia: marcar dentro e fora e batalhar pelo rebote defensivo/ofensivo.

Pick #18 – Mavericks

Escolha: RJ Hampton, Breakers-Australia

Dalas tem um dos melhores departamentos de scout internacional da Liga, mas não precisa ir até a Austrália para ouvir falar na evolução da mecânica de chute de Hampton nessa offseason, após treinar com Mike Miller. Capacidade atlética ele tem de sobra, se o chute vingar, pode ser um steal aqui.

Pick #19 – Nets (via 76ers)

Escolha: Saddiq Bey, SF/Villanova

O time está no mode win now com Kevin Durant e Kyrie Irving. O segundanista Bey é uma opção segura, marca pelo menos 3 posições (2, 3 e 4) e chuta bem de três pontos. Ele pode encorpar a rotação ou até mesmo assumir a posição de small ball 4 ao longo da temporada.

Pick #20 – Heat

Escolha: Kira Lewis Jr., SG/Alabama

Escolher um point guard como seguro para a possível saída de Dragic na Free Agency é um caminho. Ainda que estejamos falando de perfis bem diferentes (Dragic vs. Kira) O potencial como scorer e two-way de Kira casa com o perfil construído em Miami.

Pick #21 – Sixers (via OKC)

Escolha: Tyrell Terry, PG-SG/Standford

Quando seus Franchise Players (Embiid e Simmons) são não-chutadores, faz todo sentido trazer jogadores para espaçar a quadra. Terry chuta de qualquer lugar e suas deficiências defensivas no perímetro podem ser encobertas por Simmons/Thybulle.

Pick #22 – Nuggets (via Rockets)

Escolha: Xavier Tillman, C/Michigan State

O time deve decidir por Jeremi Grant sobre Paul Millsap. Tillman é uma boa reposição. Compensa a baixa estatura para um Big com alto QI, ótima defesa debaixo da tabela, bom passe e o melhor screen do College. Jogador maduro, que vem de um programa blue blood.

Pick #23 – Jazz

Escolha: Nico Mannion, PG/Arizona

Tem caído nos Mocks, pelo potencial dificuldade em defender na NBA (braços curtos, pouco atlético) e decepcionante eficiência no chute em Arizona. À essa altura, tem valor como point guard backup, pela sua boa visão de jogo.

Pick #24 Bucks (via Pacers)

Escolha: Jahmi’us Ramsey, SG/Texas Tech

Hill e Bledsoe trintões. Matthews (player option), Connaughton, Korver e Brown (Restrict Free Agent) podendo sair na Free Agency. Cai muito bem um scoring guard como Ramsey, que ajuda a abrir a quadra para Giannis com seu chute do perímetro.

Pick #25 – OKC (via Nuggets)

Escolha: Jaden McDaniels, SF-PF/Washington

Jaden é possivelmente o maior Boom or Bust do Draft. Mas à essa altura, num Draft mediano, com a eminente saída de Galinari na Free Agency e CP3 via trade, indo a full rebuild, vale muito à pena arriscar um Home Run.

Pick #26 – Celtics

Escolha: Aleksej Pokusevski, PF/Olympiacos B-Grécia

Se não rolar trade up (alô Pistons/Knicks), é provável Draft & Stash. Poku é um 7’0” com habilidade de guard. Com apenas 17 anos, pode ser a joia do Draft, mas requererá paciência e desenvolvimento físico. Mais uns anos fora, ou G-League, podem ajudar no seu amadurecimento.

Pick #27 – Knicks (via Clippers)

Escolha: Desmond Bane, SG/TCU

Sênior, alto QI, ótimo defensor e um dos melhores shooters do Draft, fit ideal para RJ Barret e Mitch Robinson. Não é a típica escolha do Knicks, mas como agora é Leon Rose quem comanda o show, acredito na quebra de paradigmas em NY.

Pick #28 – Lakers

Escolha: Malachi Flynn, PG/San Diego State

Rondo vai testar as águas do mercado na Free Agency. Trazer um point guard para liderar a 2ª unidade dentro em breve faz sentido. Flynn é franzino e baixinho, mas tem uma defesa (na bola) acima da expectativa pela sua estrutura física, trabalha muito bem o Pick n’Roll e tem bom aproveitamento do perímetro.

Pick #29 – Raptors

Escolha: Grant Riller, PG/Charleston

Prevendo que VanVleet sairá como overpaid Free Agent, apostar em outro combo guard não atlético e “velho”, mas com um dos melhores repertórios ofensivos de todo o Draft, não parece má ideia.

Pick #30 – Celtics (via Bucks)

Escolha: Leandro Bolmaro, PG-SF/Barcelona-Espanha

Novamente, Boston não tem espaço para mais 3 rookies num elenco cujo objetivo é chegar às finais do Leste. Bolmaro, que renovou recentemente com o Barcelona e tem muito potencial, é a escolha perfeita para stash.

Para ler mais colunas de convidados do BIG 3, não perca o BIG 3 Convida. E não deixe de seguir o perfil do Vinicius Costa @tankometro no Twitter!