Equipe tem começo de temporada muito promissor, mesmo sendo subestimada por analistas

Por Luis Fernando Julio, do canal SwishTV BR

Em todo início de nova temporada, é de costume analisar e projetar quais serão os times que brigarão por playoffs, títulos e tudo mais; porém, como a NBA é uma das ligas mais imprevisíveis do mundo, na maioria das vezes, quem se propõe a fazer tal projeção acaba não tendo uma porcentagem de acerto tão grande. O início desta temporada não foi diferente, pois tivemos muitas projeções sendo feitas. Normalmente estas se diferenciando umas da outras, já que são feitas com base nos conhecimentos e percepções individuais, mas algo muito comum em todas as análises foi a falta de confiança em um time específico: o Portland Trail Blazers.

A equipe de Damian Lillard veio de uma temporada com um recorde de 35 vitórias e 39 derrotas, resultado que certamente não dá muita confiança para a imprensa e muito menos aos fãs. O time passou por muitos imprevistos durante toda a temporada: teve que lidar com a ausência de seu pivô titular Jusuf Nurkic, devido a lesão; um começo de temporada fraco da dupla Lillard e CJ McCollum, e também uma certa falta de entrosamento do elenco. Então não foi nem de perto uma temporada dos sonhos, mas após a pausa que a NBA teve, devido ao surto do coronavírus, o Blazers voltou totalmente diferente. 

No período da bolha de Orlando, o Portland conseguiu um recorde de sete vitórias e apenas duas derrotas, mostrando um basquete muito diferente do que havia apresentado durante a temporada regular. A equipe teve como principais destaques Lillard, que acumulou atuações brilhantes e foi eleito o MVP da bolha, e Carmelo Anthony, que após um período fora da NBA, recebeu a oportunidade de se juntar ao elenco do Blazers e se encaixou perfeitamente, conseguindo jogar como há alguns anos não jogava. O time funcionou muito bem, e mesmo tendo caído na primeira rodada dos playoffs para o Lakers, a torcida se animou com o futuro da franquia, já que essa última impressão foi muito boa.

McCollum e Lillard: ótima química em quadra. Foto: Bleacher Report.

A off-season do time foi interessante – conseguiu se livrar do contrato absurdo do pivô Hassan Whiteside e teve aquisições muito interessantes, podendo destacar o ala Robert Covington e o ala-pivô Derrick Jones Jr. Mas mesmo assim, o time não conseguiu passar confiança para os analistas, chegando ao ponto de muitos até duvidarem da classificação do time para a pós-temporada. Isso é algo que julgo um absurdo, já que o elenco da equipe é muito qualificado. Com jogos bons contra Houston Rockets e Los Angeles Lakers, a equipe iniciou muito bem esta temporada, mostrando um time bastante forte ofensivamente, com um banco muito qualificado e uma consciência tática muito maior em relação à temporada anterior. 

Damian Lillard e Cj McCollum estão jogando muito bem, sendo os principais focos ofensivos do time. O garrafão do Blazers tem mostrado uma eficiência defensiva muito grande, e o banco liderado por Carmelo está contribuindo muito, fazendo total diferença nas vitórias. Portland tem tudo, ao meu ver, para ter uma temporada muito mais sólida e consistente do que teve antes, pois tem um elenco muito mais confiável, com boas peças vindas do banco e com um dos melhores jogadores da NBA atual em seu elenco (Lillard). Então a chance dos que não depositaram confiança neste time no começo da temporada se arrependerem, sinceramente, é muito grande.