Com quem vamos contar?
Provável quinteto titular
PG: Spencer Dinwiddie
SG: Bradley Beal
SF: Kyle Kuzma
PF: Rui Hachimura
C: Montrezl Harrell
A equipe do Wizards vem de temporadas abaixo do esperado. Muitas destas injustamente atribuídas às constantes lesões do antigo rosto da franquia, John Wall. Acontece que esses resultados não satisfatórios acarretaram anos de repetidos “tanks“. O lado bom ficou por conta do espaço para desenvolvimento do novo “dono” da franquia, Bradley Beal.
Na temporada passada, após o draft de Deni Avdija, o time pôde contar com Russel Westbrook impactando diretamente o rendimento de toda a equipe com sua capacidade de criação. O resultado foi o time chegando à primeira rodada dos playoffs, através do play-in. Para esta temporada de 2021/2022, envolveram Westbrook em uma troca com o Los Angeles Lakers, na qual receberam um grande e valioso pacote com Kentavious Caldwell-Pope, Kyle Kuzma e Montrezl Harrell. Ainda draftaram o excelente chutador Corey Kispert e fecharam com Spencer Dinwiddie que vinha em constante evolução junto aos Nets antes de se contundir.
Pontos fortes e pontos fracos:
Analisando o elenco dos Wizards notamos a versatilidade que faz seu banco valioso. São diversos jogadores que podem atuar em 2 posições: Beal e KCP jogam de SG e SF; Kuzma, Avdija e Kispert podem jogar de SF e PF enquanto Harrell e Bertans podem jogar como PF e C. Situação que abre um leque de possibilidades para o novo treinador Wes Unseld Jr.. Além disso, Beal ficou em 2° lugar no ranking de pontuação e junto da capacidade de criar de Raulzinho e Dinwiddie rodeados de bons chutadores com KCP, Kispert e Bertans, podem vir a ter um excelente desempenho ofensivo.
Em contrapartida, o aspecto mais negativo do time é a defesa. Não encontramos tantas opções em rotação defensiva. Provavelmente o pilar defensivo estará em torno de Raul Neto, KCP, Harrell e Gafford.
Outro fator que pode contribuir negativamente para o aproveitamento do Washington Wizards diz respeito a uma das grandes discussões que surgem no início dessa temporada que é a vacinação dos atletas contra a covid-19. Como sabemos, uma pequena parcela dos jogadores da NBA ainda não se vacinou. Até a publicação dessa coluna, Bradley Beal se demonstrou cético quanto à eficácia das vacinas e em entrevista no media day deu a entender que a possibilidade, por enquanto, ainda estava em aberto. A NBA vem tomando medidas para controlar e em certos casos punir os atletas que perderem jogos por não poderem atuar em locais aonde a vacinação é obrigatória, como Nova York e são Francisco.
Uma ausência em quadra do tamanho de Bradley Beal deve ser um golpe duro demais para o time do Wizards que ainda busca o seu espaço na Conferência Leste e quer provar ser um time competitivo.
Expectativas para a temporada
Nas condições normais de temperatura e pressão, podendo contar com todo o seu elenco saudável e vacinado, as expectativas para o Wizards são de chances de disputar o play-in. Contudo, se não puder contar com Bradley Beal, essas chances diminuem consideravelmente.