Kevin Porter Jr. foi trocado e será jogador do Houston Rockets, e o Cleveland Cavaliers receberá uma escolha protegida de segundo round. A troca foi oficializada nesta sexta, dia 23. Porter Jr. foi a 30ª escolha geral no draft da NBA em 2019, e até o momento não havia estreado na nova temporada devido a “problemas pessoais”.

Stephen Silas, técnico do Houston Rockets, já avisou que a franquia vai deixar Kevin Porter Jr. fora de quadra por mais algum tempo, o ajudando dentro e fora das quatro linhas antes de estrear pela nova equipe. O comportamento externo de Kevin Porter Jr. já era uma questão critica dos scouts desde o draft, e infelizmente a preocupação vem se mostrando correta. Em agosto, ele foi acusado de bater numa mulher, de acordo com a imprensa de Cleveland; e em novembro, ele foi preso por suspeita de porte de arma e maconha. Recentemente, Porter teve um ataque de fúria depois que seu armário foi transferido para uma seção dos jogadores menos importante do vestiário, levando a decisão do Cleveland Cavaliers de querer trocá-lo ou dispensá-lo.

Quando Porter voltar terá que enfrentar uma grande disputa para ter minutos na rotação. Hoje os titulares do Rockets são John Wall e Victor Oladipo, com o veterano Eric Gordon sendo a principal opção do banco. Isso deixa Porter tendo que competir com alguns jogadores como Mason Jones, Sterling Brown, Ben McLemore e Danuel House pelos minutos restantes da rotação.

Kevin Porter Jr.: talento conturbado. Foto: The Atlhetic

Porter teve uma temporada de rookie promissora. Ele teve uma média de 10 pontos, com 44 % de aproveitamento nos arremessos, e quando recebeu mais tempo de quadra, conseguiu ter médias de 14 pontos por jogo, em um período de final de janeiro ao início de março – antes da interrupção da temporada, e estava disputando minutos com Darius Garland, muitas vezes jogando melhor que o titular.

Levando em conta todos os aspectos, o Rockets consegue um atleta promissor gastando apenas uma escolha de segunda rodada, mas terá que confiar que conseguirá afastar Kevin Porter Jr. de seus problemas fora de quadra; já o Cavaliers pode lamentar que gastou quatro escolhas de segundo round e US$ 5 milhões em dinheiro para obter a escolha nº 30 e draftar Kevin Porter, mas com a troca pode ter um ambiente mais tranquilo e conseguiu uma pick de 2º round.