A troca de Marc Gasol para o Memphis Grizzlies já poderia ser considerada um retorno ao lar. Lar o qual o pivô espanhol ajudou a construir. Antes de Gasol, a franquia tinha 13 anos de existência, sendo 7 anos em Memphis, só tinha ido aos playoffs 3 vezes e nunca tinha passado do primeiro round.

A carreira de Marc Gasol na NBA começou numa troca do Lakers para o Memphis Grizzlies em 2008 que envolvia seu irmão – Pau Gasol- indo para o Lakers. Apesar de ter sido peça importante no título do Toronto Raptors em 2019, foi na franquia do Tennessee que o pivô espanhol foi eleito melhor jogador defensivo do ano em 2013 e marcou história ao ser um dos alicerces, junto com Tony Allen, Mike Conley e Zach Randolph, para o famoso time “grit and grind” (“coragem e raça” em tradução livre)

Os Grizzlies do “Grit and Grind” nunca ganharam um campeonato, o mais próximo foi uma final de conferência em 2013. A falta de um grande scorer pesava para a equipe não ser um real candidato ao título, porém eles marcaram a NBA por serem um obstáculo para qualquer adversário no Oeste com seu de estilo de jogo lento, com poucas bolas de 3 e defesa sufocante que era antítese do basquete atual, e remetia a um basquete de algumas décadas atrás.

 A volta de Marc Gasol, que deve ser o primeiro jogador do Grizzlies a entrar nos corredores sagrados do Hall da Fama do Basquete deve ter trazido uma gostosa nostalgia para os torcedores do Grizzlies. Seria a volta do melhor jogador que já jogou pela franquia passando o bastão para uma outra geração que promete fazer história.

Pode-se até defender que a permanência de Gasol no Grizzlies faria algum sentido. Gasol está bem longe de seu auge físico, mas ainda poderia ser uma arma para o Grizzlies com suas excelentes rotações à frente da defesa, o bom passe extra para o melhor arremesso, e com o seu arremesso de 3 confiável que permitiria ser uma boa dupla para um pick and pop com Ja Morant.

Porém, no fim, não tem muito apelo para um jogador de quase 37 anos querer ser apenas um jogador de rotação num time que não briga pelo título. Para o Memphis Grizzlies também não faz muito sentido. A franquia absorveu o grande contrato de Steven Adams que deve ter o papel de ser o mentor para as outros jovens jogadores de garrafão como Xavier Tillman Sr. Jaren Jackson Jr. e Brandon Clarke.  Marc Gasol apenas tiraria minutos de jogadores jovens que precisam ser testados.

Por fim, a carreira de Marc Gasol termina como começou: numa troca entre Los Angeles Lakers e Memphis Grizzlies.  O Grizzlies ajudou Marc Gasol a retornar a seu outro lar, este onde sua vida no basquete decolou. Marc Gasol deve assinar contrato com o Girona – para jogar na segunda divisão da Espanha. Clube onde foi MVP da liga ACB em 2008 antes de ir para a NBA e que é dono desde 2014. Gasol volta às suas origens Catalães, cumpre um desejo de retornar ao Girona que já tinha expressado anteriormente, e pode viver perto de sua família na Espanha.