A free agency da WNBA começa oficialmente em 1º de fevereiro de 2021, mas até aqui uma série de acordos já foram feitos entre as franquias, e várias atletas estão fazendo as malas. É válido lembrar que as negociações só podem ser fechadas a partir do dia 1, mas desde 14 de janeiro as atletas e franquias podiam começar as conversas e propostas.
Antes da lista de movimentações que aconteceram até aqui, há uma série de nomes específicos usados durante da free agency da WNBA que são importantes de lembrar:
- Qualifying Offer – são as propostas oficiais feitas pelas franquias às jogadoras, que devem estar de acordo com o teto salarial do time.
- Unrestricted Free Agent – são as atletas livres para negociarem com qualquer franquia, sem restrição de contrato ou aprovação da antiga equipe.
- Restricted Free Agent – as jogadoras podem negociar com qualquer franquia, no entanto a equipe anterior pode negar ou igualar as outras ofertas.
- Reserved Player – só podem negociar com a mesma franquia.
- Core Player – são agentes livres irrestritas que poderiam negociar com qualquer equipe, mas a franquia atual a escolhe como uma jogadora de “prioridade”, assinando um contrato com salário máximo por mais um ano.
Desde então as notícias estão voando e várias mudanças foram engatilhadas. Veja a lista de movimentações até aqui:
23/01
Nia Coffey – restricted free agent do Phoenix Mercury assinou a qualifying offer oferecida pela franquia. Coffey estava saindo de um contrato de rookie scale – quando a equipe que a draftou precisa cobrir três anos de contrato, aumentando os salários a cada temporada.
27/01
Cheyenne Parker – unrestricted free agent, a ala-pivô do Chicago Sky está de saída para o Atlanta Dream.
Nneka Ogwumike – Nneka já havia sido escolhida pelo Los Angeles Sparks como uma core player, mas depois de conversas com outras franquias, optou por assinar um contrato de múltiplos anos com o Sparks.
Kayla McBride – a antiga armadora do Las Vegas Aces aceitou verbalmente um contrato de múltiplos anos com o Minnesota Lynx.
Candace Parker – a grande bomba dessa free agency foi a saída de Parker depois de 13 anos jogando pelo Los Angeles Sparks. A ala-pivô, que era uma unrestricted free agent, está retornando para Chicago – onde ela ingressou no basquete, ainda no high school – para ser juntar a Courtney Vandersloot e Allie Quigley.
Brittney Sykes – antes de 1º de fevereiro, Sykes – restricted free agent – aceitou um acordo verbal para retornar para o Los Angeles Sparks, franquia em que jogou a última temporada.
28/01
Alysha Clark – outra grande bomba, já era esperado que Alysha Clark, uma das unrestricted free agents mais cobiçadas da free agency, não retornasse ao Seattle Storm, principalmente pela franquia estar com um sallary cap restrito e pensando nas agentes livre do próximo ano. Clark irá para o Washington Mystics.
Allisha Gray – a armadora, que era restricted free agent, aceitou um contrato verbal de múltiplos anos para retornar ao Dallas Wings.
Chealsea Gray – terceira peça chave do Los Angeles Sparks e unrestricted free agent, Gray optou por sair, a caminho do Las Vegas Aces.
Jasmine Thomas – a armadora do Connecticut Sun concordou em um acordo de múltiplos anos para retornar à franquia, mesmo sendo unrestricted free agent.
Aerial Powers – uma das agentes livres irrestritas mais cobiçadas dessa classe da free agency, a armadora Aerial Powers está de saída do Washington Mystics para o Minnesota Lynx.
Betnijah Laney – uma jogadora muito versátil, Laney está de saída do Atlanta Dream para o New York Liberty. A unrestricted free agent concordou em um acordo de múltiplos anos com a nova franquia.
30/01
Erica Wheeler – já era apontado que provavelmente Wheeler sairia do Indiana Fever. E sendo uma unrestricted free agent, a armadora concordou com um contrato de múltiplos anos com o Los Angeles Sparks, uma aquisição importante para a franquia.
31/01
Sue Bird – era quase uma certeza que Bird não sairia do Seattle Storm, mesmo sendo uma unrestricted free agent muito cobiçada, mas a dúvida que pairava sobre a armadora era se ela se aposentaria esse ano ou não. As fontes informaram que Bird irá retornar para mais uma temporada.
Epiphanny Prince – as fontes informaram que a armadora aceitou retornar ao Seattle Storm para um contrato de múltiplos anos, mesmo sendo unrestricted free agente.