1. LAKERS

A derrota do Lakers para o Blazers na segunda-feira da semana passada pode levantar algumas dúvidas sobre a defesa do time nos finais dos jogos, mas eles se recuperaram e venceram três seguidas para fechar a semana. Anthony Davis, que estava discreto nos primeiros jogos da temporada, fez um grande jogo no Dia de Ano Novo contra o Spurs, marcando 34 pontos, 11 rebotes e cinco assistências. Ele e LeBron James estão recuperando a forma depois de apenas um mês de férias. Dennis Schroder teve uma ótima semana, com média de quase 18 pontos em 44% nos arremessos de três. O Lakers está no top 5 defensivo e ofensivo da NBA, sendo o 2º melhor ataque da NBA, e a 4ª melhor defesa.

2. SIXERS

Time de melhor recorde da NBA, o 76ers vem numa excelente sequência derrotando os Raptors, Magic e Hornets (2x) e jogando bem, mas a equipe ainda tem que mostrar que pode continuar jogando corretamente contra adversários melhores. A defesa tem sido sufocante durante toda a temporada, e o ataque vem melhorando bastante nos últimos jogos. Tobias Harris (+/- de +95 nos últimos quatro jogos) se mostra muito mais confiante, tomando decisões mais rápidas, como Doc Rivers pediu, e foi o jogador da semana da conferência Leste. Já Seth Curry encontrou seu ritmo, com média de 15,4 esta semana e aproveitamento de pivô (56% de FG), além de impressionantes 54% de aproveitamento nas bolas de três. A única derrota da equipe foi sem Joel Embiid para o Cavs. O Sixers é a melhor defesa da NBA, com sobras, e o 14º melhor ataque.

Lakers e 76ers ocupam os primeiros lugares no ranking. Foto: Mitchell Leff/Getty Images

3. CLIPPERS

Kawhi Leonard e Paul George tiveram boas semanas com os Clippers, fazendo um recorde de 3-1. No último jogo, contra o Phoenix Suns, a equipe evitou o desastre de perder um jogo depois de abrir uma vantagem de 31 pontos; no jogo anterior, quase recuperou uma grande desvantagem contra o Jazz, mas acabou perdendo. Fora das duas grandes estrelas, os Clippers tiveram atuações sólidas de Serge Ibaka, Lou Williams, Luke Kennard e o ressurgimento de Nicolas Batum, que teve uma média de 10,3 pontos e 4,5 rebotes e com 53 % de aproveitamento nos arremessos de três pontos na semana. O Clippers é o 5º melhor ataque e a 20ª defesa (desempenho bem ruim para uma equipe que tem tanto bons defensores como Kawhi, Paul George, Ibaka e Pat Beverly).

4. SUNS

O Suns quase teve uma semana perfeita, mas não conseguiu completar a virada no placar contra o Clippers. O Suns venceu três bons times: Pelicans, Jazz e Nuggets, e estão com um recorde 4-1 nos últimos jogos, tendo um ataque eficiente com pontuação bem distribuída e uma excelente defesa. O Suns é 12º melhor ataque da NBA e 3ª melhor defesa da NBA.

5. BUCKS

Giannis Antetokounmpo, que vinha de uma sequência de dois jogos arremessando menos de 50% pela segunda semana consecutiva, o que não é nada comum, se recuperou no jogo de segunda feira (4) com uma atuação de gala, tendo 43 pontos, 17/24 de FG e acertando duas bolas de três. O Bucks vem com ótimo desempenho nos arremessos de três de Jrue Holiday, Khris Middleton e Donte DiVincenzo. Depois de uma primeira semana difícil, eles vêm se recuperando. A franquia de Milwaukee já é o melhor ataque da NBA, com sobras, e a 11ª melhor defesa.

6. JAZZ

O Jazz sofreu apenas uma derrota na semana, na quinta-feira, para o Suns, mas se recuperou com uma grande vitória sobre o Clippers na noite seguinte, conquistando um recorde de 3-1 na última semana. A defesa parece melhor do que na temporada passada, enquanto o ataque está indo muito bem com o ressurgimento de Mike Conley, que teve uma média de 21 pontos e seis assistências, com 47 % de arremessos de três pontos esta semana. Bojan Bogdanovic fez uma excelente partida contra o Spurs, fazendo 6/7 na bolas de três e 28 pontos. O Jazz é o 8º melhor ataque e 12º melhor defesa da NBA.

7. PACERS

Após um início perfeito de 3- 0, o Pacers tropeçou na segunda semana da temporada. Eles perderam para o Celtics na terça-feira, venceram os Cavaliers, e perderam outra vez agora para o New York Knicks. Ontem (5) fizeram uma virada arrebatadora, acertando duas bolas de três no último minuto do 4º quarto e vencendo na prorrogação, mostrando que podem jogar bem nos minutos finais da partida – o que foi o problema da equipe nas duas derrotas da temporada.  O Pacers é o 7º melhor ataque e a 7ª melhor defesa da NBA.

8. CELTICS

Boston vem com uma sequência de jogos excelentes de sua dupla de jovens estrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown. Este último, na temporada, está com média de 26,9 pontos por jogo, com ótimo aproveitamento de 58 % nos arremessos, incluindo 42 % da linha de três pontos.  Jayson Tatum fez 40 pontos (11/19 de FG) no jogo da segunda feira (4) contra o Raptors, além do game winner e deu 11 assistências (recorde da carreira) no jogo de domingo contra os Pistons. Apesar das grandes atuações de suas estrelas, a equipe de Boston vem enfrentando dificuldades para vencer os seus jogos, principalmente por causa da sua defesa, que não vem bem nessa temporada. O Celtics é o 6º melhor ataque da NBA e a 21ª melhor defesa da NBA.

Tatum e Brown arrasam no Boston. Foto: Greg M. Cooper-USA TODAY Sports

9. NETS

O Nets começou a temporada com vitórias dominantes nas duas primeiras partidas, porém a franquia já perdeu quatro dos últimos cinco jogos. Kevin Durant e Kyrie Irving têm sido fenomenais no ataque, mas em muitos momentos a ofensiva se mostra dependente de jogadas individuais. Na defesa, a equipe ainda não construiu uma identidade, enfrentando dificuldades para marcar times com ataques potentes, como os Hawks e o Wizards. A lesão de Spencer Dinwiddie, que o tirou da temporada, prejudicou bastante a rotação do Nets, e a futura ausência por uma semana de Durant por causa do protocolo de controle da Covid vai ser um desafio para franquia do Brooklyn. O Nets é o 10º melhor ataque da NBA e a 14ª melhor defesa.

10. PELICANS

A intenção de Stan Van Gundy de mudar a cultura defensiva em Nova Orleans está dando resultado. A defesa do Pelicans se mostra bem segura, porém ofensivamente o time não anima muito, apresentando um ataque mais lento e sem fluidez. Van Gundy já prometeu melhorar o ataque, criando mais jogadas para JJ Redick, entretanto ele pretende focar mais na defesa nesse primeiro momento. O Pelicans tinha tudo para estar atualmente com a ótima campanha de 6-2, porém conseguiu levar duas bolas de três nos últimos 30 segundos de jogo e viu o Pacers empatar a partida no tempo regulamentar – e vencer na prorrogação. A franquia de New Orleans é o 21º melhor ataque da NBA e a 5ª melhor defesa.

11. HAWKS

O Hawks vem sendo o que era esperado antes da temporada: um dos melhores ataques da NBA, com Trae Young sendo uma ameaça constante, pontuando ou deixando seus companheiros livres para arremessar. Porém na defesa é um time ainda bem abaixo da média. Young está com média de 28 pontos e nove assistências, cobrando 12 lance livres de média por jogo. De’Andre Hunter está jogando muito bem com 15.9 pontos de média, 53% de FG e 48% nas bolas de três. A nova contratação, Danilo Gallinari, mal jogou ainda, se lesionando apenas três minutos após seu retorno de outra lesão. O Hawks é o 3º melhor ataque da NBA e 17ª melhor defesa.

12. MAGIC

Após o excelente início de 3-0, o Magic foi triturado pelo 76ers e perdeu para um dos piores times da conferência Oeste (OKC Thunder). Eles continuam a jogar rápido, mas o ataque ainda depende muito do regular Nikola Vucevic e de alguma boa atuação de Terrence Ross ou Markelle Fultz. A defesa de Steve Clifford está funcionando bem como nas últimas temporadas, mas o ataque ainda sofre com falta de jogadores mais perigosos. O Magic é o 15º melhor ataque da NBA e a 6 ª melhor defesa.

13. WARRIORS

Stephen Curry, com a histórica partida de 62 pontos, lembrou para alguns críticos o porquê de ser considerado um dos melhores armadores de todos os tempos. E a vitória do dia seguinte garantiu ao Warriors uma campanha positiva. A volta de Draymond Green e a melhora de desempenho de Andrew Wiggins e Kelly Oubre Jr é uma esperança para o torcedor do Warriors para que a franquia faça uma boa temporada e mostre sua força, mesmo com a ausência de Klay Thompson. O Warriors é o 17 º melhor ataque e a 23ª melhor defesa.

14. HEAT

O início de temporada do Heat vem sendo marcado por altos e baixos. A franquia tomou um recorde de bolas de três feitas numa derrota acachapante para o Milwaukee Bucks, mas se recuperou na noite seguinte, vencendo o mesmo Bucks sem Jimmy Butler. Eles fizeram míseros 83 pontos na derrota para o Mavericks, mas ontem (5), com a volta de Jimmy Butler, venceram bem o Thunder. O Heat atualmente é apenas o 26º melhor ataque da NBA e a 8ª melhor defesa.

15. PORTLAND

Nos últimos jogos, o Portland obteve uma vitória impressionante sobre o Lakers na segunda-feira da semana passada (28), e venceu bem o Warriors na sexta-feira (1), mas sofreu uma péssima derrota para o Clippers, vendo Steph Curry fazer 62 pontos no domingo. Damian Lillard e CJ McCollum continuam a serem uma das melhores duplas de perímetro da liga, verdadeiras máquinas de pontuar, mas o resto do elenco continua a decepcionar nos dois lados da quadra. As contratações de Robert Covington e Derrick Jones Jr ainda não deram o impacto defensivo que era esperado. O Portland é o 9º melhor ataque e a 3ª pior defesa da NBA.

16. CAVALIERS

O Cavs tinha começado muito bem a temporada, mas já perdeu três dos últimos quatro jogos – o desempenho ofensivo da equipe vem sendo tenebroso mesmo, com Collin Sexton conseguindo 25 pontos por jogo, com um impressionante aproveitamento de 55% de FG e 54% nas bolas de três. O Cavs têm o 2º pior ataque da NBA; o lado bom é que a equipe de Cleveland tem a 2ª melhor defesa da NBA – na última temporada, o Cavs foi a 2ª pior defesa da NBA.

17. KNICKS

Se a temporada acabasse agora, o Knicks estaria nos playoffs. Julius Randle vem sendo o destaque da equipe, pontuando bem, como era esperado, mas também dando assistências e arremessando de três, o que é surpreendente. O ala-pivô está com média de 7.4 assistência por jogo nesta temporada. Randle tem média de 2,9 assistência por jogo na carreira e chutando 40% nas bolas de três. O resto do ataque vem fazendo bons jogos esporadicamente; Alec Burks começou vindo muito bem do banco, mas se lesionou. RJ Barret fez algumas partidas excelentes como na vitória de segunda (4) contra o Hawks, e o rookie Immanuel Quickley pode ser uma boa opção vindo da banco. O Knicks é o 24º melhor ataque da NBA e a 9ª melhor defesa da NBA.

18. NUGGETS

O Denver fez 2 a 2 nesta semana, jogando duas vezes sem Michael Porter Jr. e uma vez sem Jamal Murray. O Arqueiro Azul estava em ótima fase, com média de 29,3 pontos, e com 52 % nas bolas de três pontos em três jogos, enquanto Nikola Jokic teve média de 22-11-12 na semana, com 63% de FG. No geral, a franquia de Denver sofre muito nos minutos que Jokic está no banco, mostrando a ausência de um bom pivô reserva no elenco, após a saída de Mason Plumlee, que foi para o Pistons. O Nuggets é o 4º melhor ataque da NBA e a 2ª pior defesa.

Jokic e Murray – esperança de tempos melhores para o Denver. Foto: Sky Sports.

19. MAVERICKS

O Mavs teve um início de temporada bem irregular. A equipe de Dallas venceu bem o Houston Rockets com a volta de Luka Doncic, e anteriormente tinha perdido para o Bulls sem Doncic no domingo. Já havia vencido o Heat, por exemplo, mas sofreu uma derrota feia para o Charlotte Hornets no jogo anterior. O ataque de Dallas sente a ausência de Kristaps Porzingis e a irregularidade de Luka nesses primeiros jogos da temporada. O Mavericks é o 16º melhor ataque da NBA e 9ª melhor defesa.

20. ROCKETS

As únicas vitórias do Rockets foram para o Kings em jogos consecutivos, sendo o 2º jogo sem James Harden. John Wall parece que voltou muito bem da sua grave lesão, enquanto Christian Wood continua a impressionar com o uniforme do Rockets, marcando 23 pontos e 10 rebotes por jogo, com 55% de FG. Apesar do pedido de troca permanente de Harden, o Rockets mais uma vez parece que vai ter um ótimo ataque, mas a incerteza da permanência ou não de Harden, o novo elenco e o novo técnico vão demandar tempo para que o time se encaixe dentro de quadra. O Rockets é o 14º melhor ataque da NBA e a 24ª melhor defesa

21. KINGS

O Kings tinha começado bem a temporada, vencendo o Nuggets duas vezes, entretanto depois perderam dois jogos consecutivos para o Rockets – a segunda partida sem James Harden. Na segunda-feira perderam para o Warriors, que estava vindo de um back- to-back. Fora de quadra, o pai de Marvin Bagley causou confusão ao pedir a troca do filho nas redes sociais. E o time vem de uma sequência de quatro derrotas em seus últimos cinco jogos, mas a boa notícia é o desempenho do novato Tyrese Haliburton, que estava jogando muito bem. Ele sofreu uma lesão no pulso, mas deve voltar em breve. O Kings é o 20º melhor ataque e 22ª melhor defesa da NBA.

22. RAPTORS

O Raptors vem sendo a maior decepção da temporada. A única vitória da temporada foi sobre o Knicks, partida em que Pascal Siakam não jogou por motivos disciplinares. Os Raptors estão em último lugar em pontos na transição ofensiva, de acordo com a Synergy, depois de terminar em terceiro na temporada passada. O mau desempenho de Siakam pode preocupar, mas a equipe ainda tem um bom elenco e técnico, e é esperado que se recupere desse início de temporada ruim. O Raptors é o 3º pior ataque da NBA e 13ª melhor defesa.

23. WIZARDS

O Wizards começou a temporada com um decepcionante 0-5 após derrotas consecutivas para os Bulls no início da semana, mas vem se recuperando com vitórias sobre os Wolves e Nets. A vitória sobre o Brooklyn veio com boas atuações de Rui Hachimura, Thomas Bryant e Davis Bertans. O ataque é potente e mostra ter qualidade, além das duas grandes estrelas (Russell Westbrook e Bradley Beal), mas se o Wizards quiser ir mais longe nessa temporada precisa melhorar a sua defesa. O Wizards é o 11º melhor ataque e 27ª melhor defesa da NBA.

24. BULLS

O Bulls parecia o pior time da NBA, mas foi bem na última semana, com um recorde de 3-1. Foram duas vitórias contra o Wizards e uma vitória contra o Mavs sem Doncic. Zach LaVine teve um grande desempenho ofensivo, com média de 25 pontos, 5,8 rebotes e 5 assistências, enquanto Otto Porter Jr. fez 17 pontos por jogo, com 44 % de arremessos de três pontos. O Bulls é o 22º melhor ataque e 25ª melhor defesa.

25. GRIZZLIES

 Ja Morant machucou o tornozelo na vitória do Grizzlies na prorrogação sobre o Nets na segunda-feira e vai desfalcar o Grizzlies nas próximas semanas, complicando muito a vida da franquia de Memphis, que não tem muitas opções de qualidade no elenco. Kyle Anderson, na ausência de Morant, está armando mais o jogo, enquanto Jonas Valanciunas e Dillon Brooks tiveram seus papéis ofensivos aumentados. O rookie Desmond Bane vem bem, mostrando ser mesmo um dos melhores arremessadores da classe 2019. O Grizzlies é o 23º melhor ataque e a 19ª melhor defesa da NBA.

26. HORNETS

O Hornets venceu bem o Mavericks, mas vem de três derrotas seguidas para Grizzlies e Sixers (2x). LaMelo Ball vem se destacando vindo do banco, mas o desempenho ruim de Devonte’Graham é a notícia negativa. O armador, que foi destaque da equipe na última temporada, está com média de apenas dez pontos, 27% de FG e 32% nas bolas de três. O Hornets é o 25º melhor ataque da NBA e a 15ª melhor defesa.

LaMelo, o rookie maravilha do Hornets. Foto: Blog de Basket

27. SPURS

O San Antonio perdeu todos os três jogos da última semana – foram duas derrotas para o Lakers e depois uma para o Jazz. Com LaMarcus Aldridge de fora, Keldon Johnson entrou e se destacou, com 18,3 pontos e 55 % nos arremessos de três pontos. Derrick White agravou a sua lesão no dedo do pé – ele já havia sido operado na estreia da temporada e deve desfalcar o Spurs por um bom tempo.  O Spurs é o 19º melhor ataque da NBA e a 18ª melhor defesa.

28. PISTONS

O Detroit conquistou sua primeira vitória do ano contra o Celtics, e quase derrotou o Boston novamente no domingo. Apesar da campanha ruim, as boas atuações de Jerami Grant (24,3 pontos por jogo na última semana), Josh Jackson e Saddiq Bey dão um pouco de esperança para a franquia. O Pistons é o 18º melhor ataque da NBA e a 26ª melhor defesa.

29. THUNDER

Como esperado, o OKC é um dos piores times da NBA, e está usando essa temporada para dar desenvolvimento para Shai Gilgeous-Alexander, Lu Dort, Darius Bazley, Theo Maledon e Aleksej Pokusevski, que terão bastante minutos, enquanto Al Horford e George Hill devem ajudar os jovens, mas podem ser trocados no meio da temporada se surgirem boas propostas. O OKC Thunder é a 16º melhor defesa da NBA e o pior ataque da competição.

30. TIMBERWOLVES

O Wolves sem Karl-Anthony Towns é um desastre: nos últimos três jogos, a franquia de Minnesota perdeu por uma margem média de quase 20 pontos. O ponto positivo é a boa atuação de Malik Beasley, que está com média de 19 pontos e 48% de FG. A franquia é o 4º pior ataque e a pior defesa da NBA.